Relatorio Sintese do Benzopinacol

1567 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Curso: Engenharia de Alimentos
Disciplina EXA 411: Química Orgânica II
Docente: Cleyton Queiroz Alves
Discente: Ivana Carvalho Leite

Relatório Prática 01
Síntese de Benzopinacol pela Fotorredução da Benzofenona

Feira de Santana-BA
Outubro, 2012

OBJETIVO
Observar os efeitos dos raios UV do sol, efetuar uma análise específica de uma reação de adição por radicais livres para a obtenção benzopinacol.

INTRODUÇÃO
Substâncias carboniladas são substâncias que possuem um grupo carbonila. As substâncias carboniladas são divididas em duas classes: as que têm um grupo que pode ser substituído por um nucleófilo a exemplo dos ácidos carboxílicos, haletos de acila, anidridos de ácido, ésteres e amidas, e a classe das que não possuem um grupo que possa ser substituído por um nucleófilo, nestas estão compreendidas os aldeídos e cetonas. As cetonas têm a fórmula geral , sendo que os grupos podem ser alifáticos ou aromáticos. A estrutura da cetona afeta as propriedades desses compostos, as cetonas não são facilmente oxidados e não são muito reativas perante a adição nucleofílica comparando-as com aldeídos.
A benzofenona é uma cetona aromática, pois possui um grupo carbonila e dois radicais benzeno (aromáticos). A benzofenona tem a fórmula química C13H10O e o seu arranjo espacial é o seguinte:

O processo de oxidação consiste num processo em que se adicionam átomos electronegativos como um halogêneo ou oxigênio, ou em que se remove hidrogênio, e uma redução consiste no processo inverso.
A fotorredução da benzofenona é um exemplo de uma reação fotoquímica. A fotoquímica estuda as interações de átomos ou moléculas com a radiação da luz.
Reações de compostos orgânicos sempre envolvem a formação e a quebra de ligações covalentes. Uma ligação covalente pode quebrar de dois modos fundamentalmente diferentes. A ligação pode quebrar de modo que um fragmento retira ambos os elétrons da ligação, deixando o outro

Relacionados

  • Relatório
    671 palavras | 3 páginas
  • Elaboracao de relatorios
    2138 palavras | 9 páginas