relatorio segurança

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2015

1. INTRODUÇÃO
Na execução de qualquer tarefa num Laboratório de Química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado.Laboratórios são lugares de trabalho que necessariamentenão são perigosos, desde que certas precauções sejam tomadas. Para evitar o risco de certos acidentes, é necessário também que o estudante tenha conhecimento de normas de segurança em laboratório, adotando sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica no que faz para que haja um melhor aproveitamento das atividades experimentais. Neste Relatório são apresentadas algumas informações básicaspara evitar acidentes e situações de perigo, algumas medidas a tomar quando ao manuseio e precisão de vidrarias e equipamentos como a balança analítica digital e lavagem de vidrarias.2. OBJETIVO
Este relatório tem por objetivo apresentar procedimentos de segurança que devem ser seguidos pelos usuários do laboratório químico a fim de se prevenir acidentes; além de apresentar algumas vidrarias usadas em aulas, procedimento de utilização e pesagem com a balança analítica digital.

3. VIDRARIAS
3.1 Vidrarias VolumétricasEstes instrumentos de medição devem ser escolhidos levando-se em consideração sua aplicação. Mesmo os mais sofisticados instrumentos automáticos de análise oferecem resultados confiáveis somente quando o material volumétrico empregado na preparação de reagentes e amostras for suficientemente preciso e direcionado ao uso pretendido.
As principais vidrarias volumétricas usadas em laboratórios sãobalões volumétricos, pipetas volumétricas, pipetas graduadas, cálices graduados, becker graduado, bastões de vidro, provetas graduadas e buretas graduadas. Alguns fatores relacionados ao uso desses produtos podem causar erros experimentais. Nesse sentido, a limpeza deve receber atenção especial.
3.2 Lavagens de Vidraria
Para lavagem de vidrarias de laboratório são usados procedimentos, a ondedepende do tipo de produto que se está manipulando na vidraria será classificada sua lavagem. Alguns detergentes são produzidos especificamente para laboratórios e são preferíveis a qualquer detergente que se use na louça de casa. Curiosamente, em alguns casos o detergente e a água da torneira não são nem necessários nem desejáveis.Pode – se lavar o vidro com o solvente adequado, e em seguida, concluircom lavagens com água destilada, seguidas de lavagens finais com água deionizada. Não é aconselhável secar vidrarias com papel toalha ou secador de ar, já que estes podem depositar fibras ou impurezas que contaminam a solução. Normalmente, pode - se permitir que as vidrarias sequem ao ar livre na prateleira.


Secagem rápida de vidrarias

Se vidraria for utilizada imediatamente após a lavageme seja necessária a sua secagem, lave-a 2-3 vezes com acetona, pois removerá qualquer água e evaporará rapidamente.



3.3 Algumas vidrarias:

BECKER: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.

PIPETA VOLUMÉTRICA: Usada para medir e transferir volume de líquidos. Não pode seraquecida,pois possui grande precisão de medida.

BURETA: Aparelho utilizado em análises volumétricas.

BALÃO VOLUMÉTRICO: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.

PIPETA GRADUADA: Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida.

FUNIL DE VIDRO:Realiza filtrações simples.
3.4 Procedimentos de Utilização de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de segurança
  • Relatório de segurança
  • Relatorio de Segurança
  • relatorio de segurança
  • Relatorio Seguranca
  • relatório de segurança
  • Relatório de segurança
  • Relatório de segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!