RELATORIO QUIMICA

Páginas: 8 (1989 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
André Henrique Oliveira Rosa
Gabriel Vilela Marçal de Figueiredo
Leonardo ScharanckExperimento n°: 03
Separação dos componentes de uma mistura
Prof. Elaine KikutiDisciplina: Química Experimental
Ituiutaba – MG
03/01/2014
1. Introdução
A vida cotidiana é permeada de misturas,que são utilizadas e consumidas pelo homem em larga escala. De uma maneira geral, os materiais não são feitos de elementos puros nem de compostos puros. A exemplo do ar que respiramos, dos alimentos que consumimos, da nossa própria constituição biológica, entre outros.
Todo material que contem duas ou mais substâncias (simples ou compostas) que não estão combinadas quimicamente constituem umamistura. Muitas vezes o ser humano precisa obter certas substâncias para os mais variados fins, e para tal, é necessário que explorar técnicas de separação (ou fracionamento) de misturas.
Neste experimento, foram trabalhados alguns processos físicos de separação de misturas, a saber:
Sublimação: é a passagem direta do estado físico (ou de agregação) sólido para o gasoso. É evidente que nem todas assubstâncias sublimam, mas eis algumas que podem sofrer este processo físico: iodo, naftalina, cafeína, dióxido de carbono, etc. Esta técnica é usada para separar sólidos que sublimam dos que não sublimam.
Evaporação: neste aquece-se a mistura de modo que a substância mais volátil (que evapora mais rapidamente) é obtida na forma de vapor e se mostra bem adequada para separar sólidos de líquidos.Extração: é um processo em que se usa um solvente que dissolve determinada substância encontrada numa mistura, e assim o mesmo a separa da substância insolúvel a ele.
Filtração: é empregado nesta técnica o uso de um material poroso na separação de um sólido de um líquido. Os mais comuns são o filtro de papel e o carvão ativado.
2. Objetivo
Este experimento foi realizado com o fim de empregaros conceitos e métodos físicos de fracionamento de substâncias na separação das misturas preparadas, bem como pesar as massas de cada componente e calcular suas respectivas porcentagens em massa na mistura.
3. Procedimento experimental
3.1 Reagentes, vidrarias e equipamentosMistura contendo areia, sal de cozinha e naftaleno;
Cubos de gelo;
2 béqueres de 100 ml;
1 vidro de relógio φ = 8 cm;
1vidro de relógio φ = 10 cm;
1 bastão de vidro;
1 placa de Petri;
1 proveta de 25 ml;
1 funil;
1 pisseta com água destilada;
1 pipeta conta-gotas;
1 espátula;
1 suporte universal;
1 argola com mufa;
1 tripé;
1 tela de amianto;
1 bico de Bunsen;
Papel com filtro qualitativo;
Balança analítica (0,001 g);
Estufa.
3.2. Procedimento experimental
Um béquer de 100 mL limpo e seco foipesado na balança analítica e anotou-se a massa obtida, igual a 48,155 g. Ao béquer, ainda dentro da balança, foi adicionada a massa de aproximadamente 1,5 g de da mistura de areia, cloreto de sódio (NaCl) e naftaleno (C10H8), com o uso da espátula. A massa obtida do conjunto béquer mais mistura foi igual a 49,658 g. Por diferença, a massa de mistura é igual a 1,503 g.
Foi pesado também o vidro derelógio φ = 10 cm, anotou-se sua a massa, igual a 33,039 g.
Como foi dito, o naftaleno é uma substância sublimável. Como se pretende separá-lo da mistura é necessário aplicar a técnica de sublimação, e para tal foi montado um dispositivo experimental, da seguinte maneira: afixou-se a argola com mufa no suporte universal; na base do suporte, colocou-se o tripé e sobre ele a tela de amianto; porfim, posicionou-se o bico de Bunsen sob o tripé.
O béquer que contém a mistura foi posto sobre a tela de amianto, acendeu-se e regulou-se a chama do bico para aquecer o conjunto. Acima do béquer, foi posto um vidro de relógio φ = 8 cm (e não uma cápsula de porcelana, como sugere o roteiro deste experimento) coberto com cubos de gelo, de forma que os vapores de naftaleno formados em decorrência do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica relatorio reacoes quimicas
  • Relatorio de quimica
  • Relatório química
  • Relatório de quimica reações quimicas
  • Relatório de quimica
  • Relatório de quimica
  • relatorio de quimica
  • Relatorio Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!