Relatorio quimica Polarimetria Concentra o do Teor de A car na Solu o

633 palavras 3 páginas
CURSO
DISCIPLINA:
PROF.

POLARIMETRIA - CONCENTRAÇÃO DE SACAROSE NA SOLUÇÃO

2015.1

INTRODUÇÃO
O método de analises óptico é muito importante, pois se utiliza análises com interação da luz com a matéria. Essa técnica é ampla, ou seja, ocorre em diversas áreas atualmente. Em alguns livros de Física, a luz é considerada como onda eletromagnética se propagando no espaço, assim ela pode ser analisada sobre lados distintos, ou como partícula, ou como onda. Levando em consideração a luz como a forma de ondas, ela pode se propagar através de um movimento ondulatório, ou seja, a luz eletromagnética se propaga através de diferentes vibrações, em infinitos planos, pode gerar um movimento na forma de um espiral. Portanto desconsiderando as vibrações ditas, tem-se a luz polarizada, onde consiste basicamente na existência de vibrações em um único plano. Observe o esquema, representado pela Figura 1, abaixo:

Figura 1: Representação Esquemática do polarímetro.

E através da rotação e da luz aplicada que analisamos determinada substancia. Logo o poder rotatório pode ser influenciado por determinados fatores, sendo eles: a concentração; tipo de soluto; tipo de solvente; comprimento do tubo onde é colocada a amostra; comprimento de onda a que é efetuada a leitura; da temperatura e dentre outros. Dessa maneira, quando o tubo de amostra esta vazio, ou com água, o máximo de luz transmitida tende para um ângulo de rotação 0°.
OBJETIVO
Verificar a concentração de sacarose da amostra apresentada, utilizando o polarímetro, observando a rotação do plano da luz polarizada que varia em função da concentração.

MATERIAIS
Becker 50ml
Balão Volumétrico de 100ml
Balança Analítica
Açúcar
Polarímetro
Água Destilada
Pisseta
Cela de 1dm
Bastão de Vidro

Procedimento Experimental
Primeiramente, foi entregue pelo professor orientador uma dada amostra de açúcar numerada, anteriormente pesada em um Becker (50ml) na balança analítica. Na mesma foi adicionado água

Relacionados