Relatorio_Quimica_Geral

565 palavras 3 páginas
CONSTRUCAO E CALIBRAÇÃO DO DENSÍMETRO
Resumo
Este experimento foi elabora para podemos entender como cada substancia possui uma densidade diferente, e por esse motivo, um mesmo objeto pode ficar mais submerso em contato com diferentes soluções. Além disso, construímos um decímetro para melhor avaliar a densidade de alguns líquidos, que nesse experimento foi o álcool em diversas porcentagens, gasolina e óleo diesel.
OBJETIVO
Nosso planeta é composto por inúmeras substâncias, objeto, organismos, etc. e cada uma delas uma densidade, ou seja, seu peso é diferente. Um mesmo objeto pode ter o mesmo tamanho, porém, isso não significa que seu peso é o mesmo. Os gases e líquidos também possuem densidades diferentes, pois se um mesmo objeto com o peso X se colocado em diferentes gases ou líquido a parte submersa será diferente conforme a variedade da substancia testada.
Diante disso, o objetivo desse experimento foi de se construir um densímetro a partir de materiais simples que encontramos no nosso dia-a-dia e verificar como ele se comporta, ou seja, determinar a densidade de líquidos puros e soluções como o álcool e (seu grau de pureza), gasolina e óleo diesel.
Metodologia
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Para a realização dessa experiência foi utilizado um canudo de plástico (canudinho de refrigerante) um prego e veda-rosca para a elaboração do decímetro. Já para a avaliação de densidade foram utilizados uma régua e tubos de ensaio com as seguintes substâncias:
Água
Álcool 100%
Álcool 30%
Álcool 70%
Álcool X (não soubemos a porcentagem)
Gasolina
Óleo Diesel.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a elaboração desse experimento foi dado os seguintes valores:
Temperatura: 29.9º C
Densidade da Água: 0,995646 a 30º C
A formula utilizada em todos os testes foi d= K/h
Para fazer o decímetro enrolamos veda-rosca no prego para aumentar sua espessura e encaixamos no canudo e passamos um pequeno pedaço de veda-rosca em volta do prego já encaixado no canudo, para evitar que entrasse líquido

Relacionados