Relatorio_quimica_geral_Solubilidade

2354 palavras 10 páginas
Universidade Federal de Pelotas
Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
Curso de Química Forense
Disciplina: Química Geral e Inorgânica Experimental

Experimento 4:
Solubilidade

Professor(a): Aline Joana dos Santos
Acadêmicas: Caroline Ceno
Clarice Brandão
Fernanda Balbinot
Hortência Oliveira
Jaini Paltian
Jéssica Gall
Jessica Martins

Pelotas, 29 de novembro de 2013
Introdução
Solubilidade pode ser definida como a capacidade de uma substância se dissolver em outra, que é possível devido às forças de atração que mantém a estrutura cristalina do soluto serem vencidas pelas interações entre o solvente e o soluto. Em uma mistura, a substância presente em menor quantidade é o soluto, o qual é dissolvido pelo solvente. Há um limite de quantidade tanto de soluto quanto de solvente que podem ser dissolvidos totalmente; este limite pode ser definido como o coeficiente de solubilidade, o qual consiste na quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada temperatura.
Assim, de acordo com a quantidade de soluto e solvente podemos ter soluções saturadas (quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade no solvente, em determinada temperatura), insaturadas (quantidade de soluto dissolvido menor que sua solubilidade no solvente, em determinada temperatura) e supersaturadas (quantidade de soluto maior que sua solubilidade no solvente, em determinada temperatura, podendo-se observar um precipitado não dissolvido).
A expressão “semelhante dissolve semelhante” é uma regra geral para a miscibilidade entre duas amostras. Em geral, substâncias polares se dissolvem entre si e o mesmo acontece com aquelas que são apolares.
A solubilidade também depende da temperatura e pressão do sistema. Em grande parte dos compostos orgânicos o aumento da temperatura causa um aumento da solubilidade. No entanto, para compostos inorgânicos essa relação é muito variável. Já uma elevação na pressão do meio, acarretaria num

Relacionados