Relatorio quimica experimental ufmg - cinetica quimica

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
INTRODUÇÃO
Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos.Existe um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, é a chamada Cinética Química. Pela teoria da colisão, para haver reação é necessário que: as moléculas dos reagentes colidamentre si; a colisão ocorra com geometria favorável à formação do complexo ativado e a energia das moléculas que colidem entre si seja igual ou superior à energia de ativação - a energia mínima necessária para que os reagentes possam se transformar em produtos.Colisão efetiva ou eficaz é aquela que resulta em reação, isto é, que está de acordo com as duas últimas condições da teoria da colisão.
Avelocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados.Ela pode ser determinada pela variação da concentração dos reagentes dividida pela variação de uma unidade de tempo. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas de acordo com:
• A concentração de reagentes: quanto maior a concentração dosreagentes maior será a velocidade da reação já que aumentará a probabilidade de ocorrer colisões efetivas entre eles.
• Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação já que quanto maior é a área de contato entre as partículas de ambas as substâncias, maior é a possibilidade de essas partículas colidirem umas com as outras.
• Temperatura : O aumento datemperatura aumenta a agitação molecular (Ec), aumentando o número de colisões entre os reagentes, aumentando velocidade da reação.
• Pressão (gases): O aumento da pressão causa uma diminuição do volume ocupado, aumentando o número de choques entre os reagentes, que aumenta sua velocidade.
• Presença de catalisador ou de inibidor: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo semsofrerem alteração permanente, isto é, durante a reação eles não são consumidos. Os catalisadores permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação fazendo com que a reação se processe mais rapidamente. É importante lembrar que um catalisador acelera a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, mas num período de menortempo. Já os inibidores fazem o contrário.
Para uma reação química geral: aA + bB⇒ cC + dD
A seguinte lei da velocidade é obtida: v = k [A]m [B]n
Onde m e n são os expoentes dos reagentes e são determinados experimentalmente.Os valores de m e n são as ordens da reação química, portanto esta reação é de ordem m em relação ao reagente A e de ordem n em relação ao reagente B, e de ordem (m + n)para a reação total.
Com exceção para a lei de velocidade de zero ordem, na qual a velocidade é independente da concentração, a velocidade de uma reação química varia à medida que a reação se desenvolve porque as concentrações dos reagentes e produtos variam assim que a reação se desenvolve. Nas reações que ocorrem em mais de uma etapa, a velocidade é determinada pela mais lenta, sendo ela amais importante.


OBJETIVOS

Observar e analisar, através de liberação de gás, mudança de cor e tempo cronometrado, como diversos fatores (nessas experiências, especificamente, temperatura, concentração e utilização de catalisadores) alteram uma reação, e por conseqüência sua velocidade. Aprender a construir e utilizar gráficos para a interpretação de velocidade da reação.

PROCEDIMENTOSProcedimento 1
Efeito da concentração na reação: 2 IO3¯ + 5 HSO3¯ + 2 H+→ I2 + 5 HSO4 ¯ + H2O

Em um suporte para tubos foram colocados 5 tubos de ensaio 18 x 150 mm, previamente limpos e numerados. Aos tubos foram adicionados respectivamente 10, 8, 6, 4 e 2 mL da solução 0,01 mol L-1 de KIO3. Em seguida adicionou-se água destilada aos tubos, ao modo que todos os tubos contivessem 10 mL...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELÁTORIO QUIMICA EXPERIMENTAL
  • Relatório de Química Experimental CINÉTICA QUÍMICA
  • Relatório de química geral experimental
  • Quimica experimental ufmg estequiometria
  • Relatorio de quimica
  • Quimica experimental ufmg estequiometria
  • Quimica experimental ufmg eletroquimica
  • Cinética Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!