relatorio quimica : CONHECENDO MATERIAIS DE LABORATÓRIO

Páginas: 9 (2247 palavras) Publicado: 14 de maio de 2015
1. INTRODUÇÃO

O relatório apresentado é referente ao experimento 02 (conhecendo os materiais do laboratório) realizado no laboratório 2 de química no dia 19 de março de 2015.
Este foi o primeiro experimento prático feito pelos alunos e os introduziu ao ambiente laboratorial e às práticas de manuseio de materiais. Com o decorrer do experimento, os estudantes puderam conhecer o nome dosequipamentos e vidrarias e suas respectivas utilidades.

























2. OBJETIVOS

Neste primeiro experimento prático realizado pelos alunos da disciplina Química A tinha-se por objetivo criar um ambiente de familiarização entre os equipamentos do laboratório e os alunos, criando uma relação entre os nomes dos equipamentos e as suas aplicações especificas. 
Houve o reconhecimento dos diversosequipamentos e materiais dispostos no laboratório e nas bancadas, através de uma associação entre nomes e figuras. Além disso, os alunos foram orientados pelo professor responsável  a aplicar corretamente a técnica para o uso para cada material e equipamento.














3. MATERIAIS
Para o experimento 02 foram usados os seguintes materiais práticos:
1 Béquer  de 25 (P), 50 e 100 mL, comescala;
1 Erlenmeyer de 125 mL, com escala;
1 Proveta de 25 e 50 mL, com escala;
1 Pipeta graduada de 5 mL;
1 Pipeta volumétrica de 10 (P) e 25 mL;
1 Pipetador (pêra) de borracha (P);
1 Bureta de 50 ou 25 mL;
Suporte universal com pinça dupla tipo Casteloy para bureta;
1 Balão volumétrico de 50 (P) e 100 mL (P);
6 Tubos de ensaio (P);
1 Pisseta (P);
1 Espátula (P);
1 Bastão de vidro (P);
1Funil de vidro com haste curta (P);
1 Balança semi-analítica ou analítica;

Além desses listados, também foram usados outros, como: Balão volumétrico de 100 mL, 250 mL e de 50 mL; Béquer forma baixa de 1000 mL ou cuba; kitassato de 250 mL; Pipeta graduada de 10 mL; Pipeta volumétrica de 10 mL; Proveta de 10 mL e de 100 mL (com escala).

Como reagentes foram usados: Água destilada e cloreto desódio (NaCl).







4. MÉTODOS

No laboratório de química foram apresentados pelo professor as vidrarias e os materiais que seriam posteriormente utilizados nos experimentos feitos pelos alunos. Houve, então, a identificação específica de cada instrumento a fim de capacitar os alunos para o bom aproveitamento do espaço laboratorial.
O primeiro procedimento realizado pelos alunos, os quais o fizeramdivididos em grupos de quatro a cinco componentes, resumiu-se em compreender a maneira correta de utilização das vidrarias de medição de volumes precisos como provetas, balões volumétricos, buretas, pipetas graduadas e pipetas volumétricas, e de aferição do menisco.
Em suma, o experimento foi iniciado com a medição de 50ml de água em um béquer de 100ml e a transferência do líquido para uma provetade 50ml. Em sequência a essa experiência, foi medido 50ml de água em um erlenmeyer de 125ml e, depois, foi transferida para uma proveta de 50ml. Nesses dois experimentos, os alunos puderam analisar qual dos instrumentos era mais eficaz na medição volumétrica.
A terceira experiência concluiu-se em encher uma bureta com 50 ou 25ml de água e, logo após transferir o liquido gota a gota para um béquerde 100 ou 50 ml e, a seguir, para uma proveta de 50 ou 25ml. Nesse contexto, os alunos puderam compreender, na prática, a maneira correta de aferição do menisco, isto e, acertando o menisco e verificando a possível existência de bolhas de ar no interior do instrumento. Além disso, foi possível a comparação entre os diferentes materiais utilizados para medição volumétrica e os níveis de precisão.Em seguida, foi exigida dos alunos a técnica para a pipetação 25ml de água utilizando a pipeta volumétrica e a transferência de líquidos (neste caso, da água) para uma proveta de 25ml. E, novamente, houve, pelos alunos, a comparação da precisão da escala entre os materiais.
No quinto e último experimento com a intenção de aferir medidas, foi utilizada uma pipeta graduada de 5ml a fim de pipetar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Materiais em um laboratório de quimica
  • Relatorio 1 de Quimica
  • CONHECENDO OS MATERIAIS DE LABORATÓRIO
  • Relatório de praticas
  • Relatório conhecendo o laboratório
  • materiais mais usados no laboratorio de quimica
  • Materiais de laboratório-química
  • Materiais do Laboratório de Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!