Relatorio pratica bioquimica caracterização das proteinas e reação da ninidrina

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
Aluno: Ass. do aluno:
Curso: Medicina Disciplina: Bioquímica Médica Período: 2º
Local: Laboratório Data: Professora:
Título da prática: Caracterização das Proteínas e Reação da ninidrinaIntrodução:
Proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o compostoorgânico mais abundante de matéria viva.
As proteínas são formadas por uma sequência de aminoácidos, a qual é determinada pela sua  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sequ%C3%AAncia_gen%C3%A9tica" \o "Sequência genética" sequência genética, e que geralmente provoca o enovelamento da proteína numa estrutura tridimensional específica que determina a sua atividade.
A sequência deaminoácidos, própria de cada proteína, é especificada pela sequência de nucleotídeos do gene que codifica a proteína. Cada conjunto com três nucleotídeos existentes no gene são denominados codões. Cada uma das combinações de três nucleotídeos designa um aminoácido.
Os genes que são codificados no DNA são inicialmente transcritos para RNA mensageiro, o qual é então usado como molde para a sínteseproteica feita pelo ribossoma, processo denominado tradução. Na tradução o RNAm é lido pelo ribossomo por correspondência de cada codão com o seu anticodão situado numa molécula de RNA transportador, a qual transporta o aminoácido correspondente ao codão por si reconhecido. O ribossomo liga entre si os aminoácidos que chegam até ele, formando cadeias polipeptídicas . (Van Holde 1996, )Osaminoácidos numa cadeia de polipeptídios são unidos por ligações peptídicas. Uma vez unidos na cadeia proteica, cada aminoácido individual é denominado "resíduo", e cada série repetitiva e encadeada de átomos de carbono,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrog%C3%A9nio" \o "Nitrogénio" nitrogénio e  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Oxig%C3%A9nio" \o "Oxigénio" oxigénio é denominada "cadeiaprincipal" (MURRAY,2006).
A maior parte das proteínas consiste em polímeros lineares formados a partir de um máximo de 20 aminoácidos. Todos os aminoácidos proteinogénicos têm em comum diversas características estruturais, entre as quais um carbono alfa, ao qual estão quimicamente ligados um grupo de aminas, um grupo de ácido carboxílico e uma cadeia lateral variável. Apenas a  HYPERLINK"http://pt.wikipedia.org/wiki/Prolina" \o "Prolina" prolina difere desta estrutura básica.  As cadeias laterais dos aminoácidos comuns apresentam uma grande variedade de propriedades e estruturas químicas. É o efeito combinado de todas as cadeias laterais numa proteína que determina a sua estrutura tridimensional e reatividade química.
Embora haja muitas proteínas capazes de se enovelar sem assistência,meramente através das propriedades químicas dos seus aminoácidos, há outras que necessitam do auxílio de  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Chaperona" \o "Chaperona" chaperonas moleculares de modo a se poderem enovelar para a sua conformação nativa. ( HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%ADna" \l "CITEREFMurray2006" Murray 2006, )
A cadeia principal da proteína formada pelaligação dos aminoácidos e que mostra a sequência em que eles aparecem é chamada de estrutura primária da proteína.
No entanto, uma mesma proteína pode adquirir também estruturas secundárias, terciárias e até quaternárias. Isso ocorre como resultado de interações intermoleculares entre partes de uma mesma proteína ou entre varias cadeias de proteína. 
A  estrutura secundária geralmente éresultante de ligações de hidrogênio que ocorrem entre o hidrogênio do grupo – NH e o oxigenio do grupo C ? O. Assim, formam-se estruturas como as mostradas abaixo, parecidas com uma mola (um exemplo ocorre com a queratina de nossos cabelos) ou como folhas de papel dobradas (esse tipo ocorre com a fibroína da teia da aranha)
Quando as estruturas secundárias das proteínas se dobram sobre si mesmas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AULA PRÁTICA: CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS (REAÇÃO DE BIURETO)
  • Proteìnas: reação de caracterização e precipitação
  • Relatório da Prática de Proteínas e Enzimas
  • Relatório: Caracterização de proteínas
  • Relatorio de bioquimica- reação de benedict
  • Relatório de bioquimica proteínas
  • Relatório de bioquímica
  • Relatório de bioquímica- proteínas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!