Relatorio PPCC Germinal

1029 palavras 5 páginas
Introdução
O trabalho tem por objetivo, fazer uma análise por meio de autores ligados as ciência sociais, abordando as situações vividas pelos trabalhadores da mina, além de situar a obra em um contexto maior, histórico, cultural e social, mostrando que ela vai muito mais além de meros inspirações do autor. A análise pretendida, busca ir mais fundo, procurando, também, os elementos responsáveis pelo aspecto e o significado da obra.
Breve síntese da obra
Contextualização
Análise
O livro baseado na obra de Emile Zole mostra a realidade dos operários franceses , da cidade de Montsou, o que não era muito diferente de outros operários do resto do mundo daquela época, a economia da cidade dependia da produção de minerios onde trabalhadores vivam numa cidade sem as minimas condiçoes de sanemanto basico e se rendiam as condiçoes degradantes de trabalho para sobreviver

Marx e Engels “ A burguesia submeteu o campo a cidade. Criou grandes centros urbanos; aumentou prodigiosamente a população das cidades em relação a dos campos e, com isso, arrancou uma grande parte da populçao do embrutecimento da vida rural. (1998; p. 44)

A historia inicia se com um homem desempregado que chega na cidade em busca de trabalho e mesmo vendo toda a precariedade daquele forma de trabalho ele não esitou em pedir emprego.

Marx e Engels “Na mesma proporção em que a burguesia, ou seja, o capital, se desenvolve, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos trabalhadores modernos, que só podem viver se encontrarem trabalho, e só encontram trabalho na medida em que este aumenta o capital. Esses trabalhadores que são obrigados a vender-se diariamente, são uma mercadoria, um artigo de comércio, sujeitos, portanto, às vicissitudes da concorrência, às flutuações do mercado” ( 1998; p. 46)

O personagem que me refiro acima e o de Etiénne e que trará mudançanças na forma de pensar do mineiros, ele após os primieros dias de trabalho passa a sentir as dificuldades que os mineiros passavam,

Relacionados