Relatorio Oscar Nyemier

1006 palavras 5 páginas
Funções do Arquiteto
Aluno: Amâncio da Cruz Filgueira Filho
Turma: TA2

RELATÓRIO

Relatório da Entrevista realizada ao Engenheiro-Arquiteto Oscar Niemeyer

A Revista Concreto e Construções na sua edição ano XXXIX nº 65 entrevistou a personalidade Oscar Niemeyer. Onde na sua introdução antes da entrevista exalta o arquiteto como ícone da arquitetura moderna e contemporânea no Brasil e no Mundo, com suas obras que prevalece o uso do concreto armado em formas curvas ou em casca com grandes vãos. Relatando também um pouco de sua biografia e trajetória de sua carreira como arquiteto e suas obras arquitetônicas espalhadas no Brasil e no Mundo. No Brasil, as edificações de Brasília; O edifício Copan e o Parque do Ibirapuera, em São Paulo; o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; O Museu de Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro; e outras no Mundo: O Museu de Caracas, na Venezuela; A Sede do Partido Comunista, em Paris; a Universidade de Constantine, na Argélia. Mostra também a trajetória de sua vida como arquiteto no Brasil e no Mundo, sua posição política como membro do PCB (Partido Comunista Brasileiro), sua saída do Brasil seu acolhimento em Paris e sua volta na década de 80 ao Brasil.
Esta entrevista foi muitíssimo produtiva, pois, estabeleceu-se o diálogo num tom informal entre a revista e o entrevistado.
O objetivo principal desta entrevista era entender a relação entre a beleza das obras de artes, a preferência pelas linhas curvas, o concreto armado e a arquitetura leve e ousada.
Na entrevista: Respondeu que o que motivou a ser arquiteto foi o interesse pelos desenhos desde criança; que a originalidade das soluções alcançadas pelo arquiteto, ela se situa no patamar das obras de artes dentro das necessidades humanas, evoluindo em função do progresso; revela que tem sempre em mente a idéia de que arquitetura é invenção e que tem preferência pelas linhas curvas em concreto; confessa que não houve influências muito fortes em sua carreira

Relacionados

  • Entrevista com Colaboradores da Casa do Empreendendor
    1351 palavras | 6 páginas