RELATORIO OBTEN O DO ACETILENO

1048 palavras 5 páginas
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO TECNICO EM QUIMICA
DISCIPLINA DE ANALISE QUALITATIVA ORGANICA
Prof°: Julia Avila

OBTENÇÃO DO ACETILENO E SUAS PROPRIEDADES

Paloma Kongzen
Thavane Pieper

Pelotas abril de 2014

1- FUNDAMENTO TEÓRICO
O acetileno, conhecido pela nomenclatura IUPAC por etino, é um hidrocarboneto da classe dos Alcinos. É o Alcino mais simples, constituído por dois carbonos e dois hidrogênios (C2H2). Os dois átomos de carbono estão ligados através de uma tripla ligação. No acetileno os átomos de hidrogênio são fracamente ligados aos carbonos porque a presença da tripla ligação entre os carbonos enfraquece a ligação C-H. Por essa propriedade os hidrogênios nos alcinos verdadeiros são razoavelmente ácidos e sua remoção é relativamente fácil.
É um gás incolor à temperatura ambiente de odor desagradável quando impuro, solúvel em água, que possui ponto de sublimação: -83°C e ponto de congelamento: -80,6°C. Esse gás não é encontrado na natureza e por isso tem que ser sintetizado. É muito instável; sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade liberando energia. É armazenado em cilindros de aço, sob pressão, dissolvido em acetona.
O acetileno foi descoberto por Edmund Davy em 1836 na Inglaterra. Berthelot foi o primeiro a sintetizá-lo onde estabeleceu um arco voltaico entre eletrodos de grafite numa atmosfera de hidrogênio.
Dentre suas aplicações na indústria química como matéria-prima, encontra-se a síntese de centenas de compostos, dentre os quais os mais destacados são o etileno, o etanol diversos compostos organoclorados, especialmente solventes como o clorofórmio e o ácido acético. É utilizado também na produção de borracha sintética e polímeros. Propriedades Químicas- É o mais importante dos alcinos devido a sua reação extremamente exotérmica com o oxigênio, liberando aproximadamente 308 kcal por Mol. Riscos e Cuidados- O acetileno é um gás asfixiante com grande grau de inflamabilidade (grau 4: maior da escala),

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas