Relatorio Normas de segurança em Laboratorios

Páginas: 12 (2785 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO
Uma das principais críticas que se faz atualmente ao sistema de ensino, em todos os níveis e em muitos países, é que ele não proporciona uma aprendizagem baseada no raciocínio e nem no pensamento crítico e autónomo: tal pode ser o resultado de um ensino tradicional, que se baseia especificamente na transmissão dos conceitos teóricos, nos quais os estudantes não identificam nenhumarelação entre as matérias ditas científicas e os próprios problemas, quer presentes quer futuros.
De fato, o fundamental numa área científica é o contínuo desenvolvimento no estudante da percepção de que a vida e o conhecimento representam uma continuidade de processos em curso, que tornam o futuro sempre diferente do presente. Para adquirir tal postura, o aluno terá de desenvolver um conjunto decapacidades como as de levantar questões, de sugerir e testar hipótese, tomar decisões, discutir vantagens e inconvenientes dos problemas levantados. Isto só é possível através de um ensino virado para a prática laboratorial.
O trabalho laboratorial, neste contexto, não deverá ser uma mera rotina pré-programada, onde todos os alunos alcancem os mesmos resultados inquestionáveis. Isto seria umametodologia contraditória da verdadeira metodologia da ciência. Transformar este trabalho numa verdadeira experiência, em que os alunos se envolvam, identificando e controlando variáveis, utilizando um pensamento crítico e interpretando os resultados obtidos. Este é uma meta a médio prazo que sonhamos ser possível alcançar através das realizações das atividades práticas laboratoriais como apoio aoprograma curricular em vigor.
Este trabalho, como primeiro passo na corrida para a meta, procura fornecer ao estudante algumas ferramentas básicas para um trabalho laboratorial, que revista numa verdadeira ajuda para conseguir desenvolver as capacidades referidas anteriormente, quando colocado perante uma situação problemática que desperte o seu interesse e o empenhe autenticamente na suaresolução.
Com este trabalho, pretende que a disciplina de Química, das escolas secundárias transforme numa verdadeira experiência na qual os alunos se envolvam, identificando e controlando as variáveis, utilizando um pensamento crítico e interpretando os resultados obtidos numa dada experiência.
De uma forma geral pretende-se que esses alunos conheçam os métodos de investigação mais racionais,interpretando corretamente os resultados obtidos numa prática experimental e desenvolvam aptidões ao nível de destreza manual e domínio das técnicas experimentais específicas, bem como os níveis de posturas e atitudes em ambiente laboratorial.


Normas de segurança no laboratório de Química

Num laboratório de Química, dada a sua natureza dos trabalhos aí executados, existem vários perigos quepodem ter consequências mais ou menos graves, imediatas ou a longo prazo. Nele envolve frequentemente o contato com materiais potencialmente perigosos e por isso exige que se respeitem as regras ou normas da sua utilização a fim de minimizar a probabilidade de ocorrências de acidentes e as suas nefastas consequências.
O laboratório não se trata de um local onde se deve estar permanentemente comreceio mas sim onde se deve trabalhar com responsabilidade, cuidado e atenção, por isso, quem utiliza frequentemente um laboratório deve ser treinado para ser cuidadoso tanto no manuseamento de equipamento como na utilização e armazenagem de produtos químicos.
A segurança no laboratório de química deve ser uma preocupação constante e prioritária dos seus usuários, (alunos, professores efuncionários). A prevenção é a melhor forma de minimizar os potenciais riscos e de evitar acidentes desnecessários.
Embora o trabalho laboratorial seja potencialmente perigoso, esta realidade não deverá, de modo algum, impor restrições a uma aprendizagem alegre, lúdica e de descoberta da Química. Para isso, o aluno de química deverá desenvolver atitudes de responsabilidade prevenção e confiança. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Normas de Segurança e Aparelhagens do Laboratório Químico
  • normas e segurança em laboratorios de quimica
  • Normas de segurança em laboratórios
  • Normas de segurança em um laboratório de química
  • Normas de segurança em laboratório
  • Normas e seguranças em laboratório
  • normas de segurança no laboratório de química
  • Normas de segurança no laboratorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!