Relatorio mitose nas células da cebola

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
Escola Secundária D. Sancho II de Elvas




Relatório sobre a mitose nas células da cebola





José Maria Serpa Laço nº17 11ºc

Relatório científico para a disciplina de biologia/geologia




Elvas, Outubro de 2012.
Índice





Introdução

Esta actividade prática teve como objectivo a observação e interpretação de figuras de distintas fases da mitose em célulasvegetais. Para tal, pode fazer-se a observação de células vegetais em divisão, em preparações definitivas e em preparações temporárias. Estas foram preparadas recorrendo-se aos ápices vegetativos da raiz de uma cebola.
Uma das propriedades mais importantes das células é a capacidade de se dividirem. Nos seres pluricelulares, pela divisão celular, as células multiplicam-se, o que permite ocrescimento dos seres vivos.
Quer nos seres unicelulares quer nos pluricelulares, uma nova célula surge sempre da divisão de uma célula que existia anteriormente. A vida de uma célula começa quando ela surge a partir da célula-mãe e acaba quando ela própria se divide para originar células-filhas. Ao conjunto de transformações que uma célula sofre desde o seu nascimento até ao momento em que sofre divisãodenomina-se ciclo celular. O ciclo celular compreende duas etapas fundamentais:

Fig.1 Fases do ciclo celular (interfase e fase mitótica)
- Interfase - é um período relativamente longo quando comparado com a mitose, podendo demorar horas, anos ou até perpetuar-se até à morte da célula, sem que nova divisão ocorra (ex. maioria das células nervosas e musculares). Durante este período ocorre asíntese de diversos constituintes que conduzem ao crescimento e à maturação celulares, para que a célula esteja preparada se ocorrer uma nova divisão. A interfase pode ser dividida em três períodos: G1, S e G2 (alguns organismos unicelulares, como as leveduras não possuem G2).
Período G1: ocorre imediatamente após a mitose. É um período de intensa actividade bioquímica, no qual a célula cresce emvolume e o número de organelos aumenta. Ocorre a síntese de RNA no sentido de a célula sintetizar (fabricar) proteínas, lipidos e glícidos.
Período S: é caracterizado pela replicação do DNA. Às novas moléculas de DNA associam-se proteínas básicas chamadas histonas, formando-se cromossomas, constituídos por dois cromatídeos ligados pelo centrómero.
Período G2: síntese de mais proteínas eprodução de estruturas membranares que serão utilizadas nas células-filhas resultantes da mitose.

- Fase Mitótica - é a fase do ciclo celular onde ocorrem duas divisões, a divisão do núcleo – mitose - e do citoplasma – citocinese. A mitose decorre em quatro etapas sequenciais:
Profase: É a etapa mais longa da mitose. Nesta fase a cromatina condensa-se gradualmente em cromossomas bem definidos, sendopor vezes visível que são compostos por dois cromatídeos enrolados um no outro. Os centrossomas (dois pares de centríolos) afastam-se para pólos opostos, formando entre eles o fuso acromático (em plantas os fusos são multipolares por ausência de centrómeros). O nucléolo desintegra-se determinando o final da etapa e o invólucro nuclear desagrega-se.
Fig.2 Profase

Metafase: os cromossomasatingem a sua máxima condensação. Os cromossomas no centro do fuso alinham-se no plano equatorial da célula, formando a chamada placa equatorial. Os dois cromatídeos de cada cromossoma estão em posição oposta, permitindo que se separem na fase seguinte.
Fig.3 Metafase
Anafase: divisão pelo centrómero e separação simultânea de todos os cromatídeos (cada cromatídeo passa agora a ser designadopor cromossoma). Os cromossomas iniciam a ascensão polar ao longo dos feixes de microtúbulos. No final da anafase dois conjuntos idênticos de cromossomas encontram-se em cada pólo da célula.
Fig.4 Anafase
Telofase: inicia-se a organização dos núcleos das células-filhas. Forma-se o invólucro nuclear em torno dos cromossomas, a partir do retículo endoplasmático rugoso. As fibras do fuso acromático...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OBSERVAÇÃO DA MITOSE EM CÉLULAS DE CEBOLA
  • DISCUSS O MITOSE na CELULA DA CEBOLA
  • Relatório : Mitose em Raiz de Cebola
  • Visualização da mitose em células de raízes de cebola
  • Relatório: observação de células da cebola
  • Produção de lâminas de mitose em células de raíz de cebola
  • Mitose da cebola
  • Mitose da cebola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!