relatorio MASP

Páginas: 7 (1606 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Universidade Anhembi Morumbi


Comunicação Social - Jornalismo
Arte e Cultura


Relatório da visita técnica ao MASP

Caio Henrique Rozendo
Juliana Marques
Letícia Vieira
Matheus Sylvestre
Mikaelly Capella
Rinaldo Júnior


São Paulo
2015


1. Introdução
Visitamos no MASP, a exposição Passagens por Paris. Obras feitas entre o século XIX e começo do século XX, em um período cultural da Françanomeado Belle Époque. A exposição, aborda ricamente e valoriza vários artistas e obras que marcaram o fim do século passado, como Monet, Manet, Renoir, Picasso, Van Gogh, entre outros. O impressionismo é um movimento difícil de definir, pela sua composição, mensagem e detalhes.
Tem como principais características a tonalidade dos objetos refletindo a luz, seus contrastes e sem contorno definido em suasobras, tornando de maneira abstrata o ser e as imagens, rompendo assim, com as ideias dos pintores Realistas e da academia artística de sua época.
O artista escolhido para abordagem neste relatório foi Édouar Manet (1832 - 1883), que não se considerava impressionista. Mas teve grande importância para inspirar e difundir esse movimento. A obra que analisaremos será O senhor Eugène Pertuiset,caçador de leões.















2. MASP
Exposição : Passagem por Paris.
Museu: MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
Tema: Impressionismo.
Endereço : Avenida Paulista,1578 - 2° andar do Masp.
O Museu de Arte de São Paulo (MASP) nasceu da união de ideias do criador da empresa Diária e Emissora Associada, Assis Chateaubriand e o ativista da mídia e crítico de arte, Pietro Bardi, quefizeram este trabalho excelente.
O MASP foi inaugurado no dia 2 de outubro de 1947. O seu design moderno do prédio foi feito pelos arquitetos Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi.
O Museu atualmente possui um acervo de 8000 mil peças ocidentais, principalmente Italianas e Francesas.














3. O Movimento Impressionista em Paris e o período histórico
3.1. Os antecedentes históricos do movimentoimpressionista
Situado em um período histórico no qual a sociedade se adaptava ao novo modelo a pouco instaurado, o movimento impressionista, convive com todos os conflitos gerados pelos meios sociais e econômicos de uma classe que, paulatinamente, tornava-se hegemônica: a burguesia.
A arte mesmo com suas inovações em cores, harmonia, composição e outros aspectos, não sofrera uma grande rupturaem seus padrões. Mesmo o início da Idade Moderna e a Renascença não conseguiram trazer essa quebra definitiva nos padrões e posteriormente tornou-se uma das bases para a Academia e a arte tradicional. O objetivo no ofício das artes continuava o mesmo "fornecer algo belo para quem o desejava e apreciava.".
Todo esse apego as tradições que a Academia tinha, gerou um paradoxo para os seus pintores.Pois com a valorização e prestígio que davam aos artistas do passado, os mecenas buscavam nas obras o que a Academia pregava e rejeitavam tudo o que não se igualasse. Com esse cenário, passou-se a realizar exposições, inicialmente em Paris, para promover os artistas ao seu novo público. O efeito mais visível e imediato dessa iniciativa foi a abertura e liberdade que o artistava teve, pois iniciou-sea busca por variados temas, o que antes nas artes não havia de forma tão massiva. Os temas das obras eram consensuais.
A Revolução Francesa teve certo destaque para o início da busca de novos temas. Foi a partir dela que a representação de cenas históricas ganhou mais destaque. Um exemplo disso é quadro de Jean-Louis David, A morte de Marat (1793).
A quebra da tradição trouxe, para além daliberdade do tema pictórico, também permitiu aos artistas exporem nas obras de forma mais explícita sua subjetividade. E então se abriu um campo ilimitado de temas. Mas apesar disso, antes o artista não precisava se questionar sobre a função do seu ofício, agora o artista do século XIX, via-se diante desse questionamento.
3. 2. O movimento impressionista e seu contexto histórico
Segundo Eduardo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Masp
  • Relatorio masp
  • Relatorio MASP
  • Relatório Masp
  • Relatório sobre a visita ao Masp
  • RELATÓRIO SOBRE VISITA AO MASP
  • Relatório visita ao MASP
  • Relatório de visita ao MASP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!