Relatorio LEIS DE KIRCHHOFFniza

535 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Departamento de Física
Disciplina: Física Experimental 2 Turma: 6
Professor: Pedro Luiz
Aluna: Albaniza Alves Tavares MAT: 20621366
Curso: Engenharia de Materiais

LEIS DE KIRCHHOFF
(LEI DAS MALHAS E LEI DOS NÓS)

1.Introdução

1.1-Inrodução teórica
Um circuito elétrico é formado por fontes de tensão (pilha, bateria, rede, etc),componentes (resistores, diodos, indutores, capacitores, transformadores, etc), conectados por fios.O ponto onde três ou mais elementos são conectados chama-se “nó” de um circuito, isto é, nó é qualquer ponto de circuito onde ocorre divisão ou união de correntes.O caminho único entre dois nós consecutivos, contendo um ou mais elementos, é chamado “ramo”. Um conjunto de ramos interligados, formando um caminho fechado, é chamado de "malha”.Na prática, muitas vezes se faz necessário conhecer a tensão sobre um dos componentes do circuito ou a corrente sobre o mesmo. Para isso é necessário a análise do circuito em questão. Neste tipo de análise, duas regras conhecidas como Leis de Kirchhoff são de grande utilidade.
1º Lei de Kirchhoff (lei dos nós):Esta lei afirma que a soma algébrica das correntesem cada nó é zero. Convenciona-se considerar negativas as correntes que chegam ao nó, e positivas as que saem. Desta forma podemos afirmar que a soma das correntes que chegam a um nó é igual a soma das correntes que dele saem.
Σ І=0
2º Lei de Kirchhoff (lei das malhas):Esta lei afirma que a soma algébrica de todas as tensões existentes numa malha de um circuito é zero. Convenciona-se considerar positivos os aumentos e negativas as quedas de tensões na malha.
Σ V=0

1.2-Objeivos do experimento
O objetivo desse experimento é verificarmos as Leis de Kirchhoff, a Lei dos Nós e a lei das Malhas, e com isso aprimorarmos nosso conhecimento sobre o determinado assunto visto na experiência. O material utilizado foi o seguinte:
Painel com

Relacionados