RELATORIO LAZARO TEMA DUREZA DA AGUA

462 palavras 2 páginas
TEMA: DUREZA DA AGUA
INTRODUÇAO

E Necessario reduzir a dureza de algumas aguas,tanto das superficiais como das subterraneas,para que possam ser utilizadas como fonte de agua potavel. A dureza e causada por cations multivalentes ou minerais,como o calcio,magnesio e ferro que são dissolvidos do solo e rochas.
O índice da dureza da água é usado para avaliar sua qualidade. Existem dois tipos de dureza: a temporária e a permanente. A temporária é aquela devido à presença dos bicarbonatos de cálcio e magnésio, e que pode desaparecer com o calor. A permanente é aquela devido a presença de outros sais de cálcio e magnésio, como sulfatos e cloretos, não podendo assim ser removidos com o calor. A soma das durezas temporárias e permanentes é conhecida como dureza total da água e é expressa em mg.L-1 de CaCO3.
Classificação da água quanto a sua dureza:
1. 0 – 75 mg/L – mole
2. 75 – 150 mg/L – moderadas
3. 150 – 300 mg/L – dura
4. Acima de 350 mg/L – muito dura

O abrandamento da água realiza-se com carbonato de sódio, fosfato de sódio e permutite.
Um outro processo de interesse prático consiste no uso de permutadores iónicos. A água passa através de uma coluna que contém uma substância especial (resina); os iões sódio (Na+) aqui existentes são trocados pelos iões cálcio (Ca2+) durante a passagem da água. Este sistema encontra-se instalado, por exemplo, nas máquinas de lavar louça, bem como em muitas máquinas utilizadas na indústria.
A importancia da agua, nos prédios residenciais optam por produtos e técnicas que economizem água, como torneiras, chuveiros e válvulas de descarga mais econômicos, medidores de água individualizados em condomínios, aproveitamento de água da chuva, sistema de tratamento interno para o reúso da água proveniente dos chuveiros e lavatórios, utilização de aquecedores solares para o aquecimento de água para os chuveiros reduzindo o consumo de energia do condomínio, bacias sanitárias com caixas acopladas com duas opções

Relacionados

  • GINZBURG Carlo
    85732 palavras | 343 páginas