Relatorio Laticio

4289 palavras 18 páginas
SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve as atividades referentes ao período de estágio curricular do curso Técnico em Processamento de Alimentos oferecido pela CEDAF/UFV Campus de Florestal.
A Cooperativa dos Produtores de Leite de Pará de Mimas Ltda, atualmente conhecida pela sigla COOPARÁ, foi fundada em três de outubro de 1948.Em nove de novembro de 1948 a COOPARÁ decidiu participar da fundação da Cooperativa Central dos Produtores de leite de Belo Horizonte, atualmente conhecida pela sigla CCPR = ITAMBÉ.
A atual administração da COOPARÁ foi eleita porque lutava contra o pagamento diferenciado do leite praticado pela CCPR – ITAMBÉ. Tal pagamento, criado por volta de 1993, através da “bonificação por escala de produção”, remunera mais ao grande produtor e menos ao pequeno produtor de leite. A atual administração encontrou também um estatuto com treze anos de idade e, portanto, desatualizado em face das sucessivas desvalorizações da moeda brasileira. Acrescente-se, também, que em alguns pontos tal estatuto encontrava-se em desacordo com a Lei Federal do Cooperativismo de n° 5764 de 16/12/71. Tornou-se necessário, portanto uma mudança de estatuto, para a qual foi constituída uma Comissão formada por quinze cooperados.
Esta Comissão reuniu-se pela primeira vez em seis de junho de 1998 e, para assessorá-la, foi contratado um profissional especialista em direito cooperativista, Dr.Luciano de Paula Fraga, registrado na Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, n° 49.871.
Tais postulações da atual administração não agradaram à diretoria da Cooperativa Central CCPR – ITAMBÉ que, numa Assembléia Geral Extraordinária realizada em 28 de setembro de 1998, decidiu eliminar a COOPARÁ de seu quadro social.
Inconformada com tal decisão, a COOPARÁ entro com recursos judiciais e administrativos nas áreas Estadual e Federal recursos estes que ainda se encontram “sub-judice”.
A Comissão de Mudança de Estatuto se reuniu durante os doze tumultuados meses

Relacionados

  • Estudo
    14926 palavras | 60 páginas