RELATORIO LANÇAMENTO HORIZONTAL

906 palavras 4 páginas
Lançamento Horizontal de Um Projétil

Pedro Ivo Matos Ferreira, Filipe Marins
Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
Avenida Luis Eduardo Magalhães, 1305 – CEP 45028-440 – Vitória da Conquista, BA peuivovt@hotmail.com, filipemarins123@gmail.com

Resumo. Com base em experimento realizado em aula podemos fazer uma análise do movimento de um projétil, o qual foi base do experimento que iremos detalhar mais adiante. Portanto, esse relatório tem por objetivo detalhar um experimento realizado no laboratório de física, onde utilizamos os conceitos da Física, contemplados na área da mecânica.
O estudo mostra um projétil lançado no ar executando um movimento bidimensional com aceleração g de queda livre para baixo. O projétil é, portanto, lançado, a uma certa velocidade inicial (v0) que pode ser descrita segundo uma equação. Durante seu movimento bidimensional, o projétil acelera para baixo e seu vetor posição, bem como seu vetor velocidade, variam continuamente.

Palavras-chave: Movimento Bidimensional, Queda de um projétil, Movimento Variado.

1. INTRODUÇÃO
O Movimento retilíneo é aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas. Portanto a velocidade se mantém constante ou a variação da velocidade se dá somente em módulo, nunca em direção portanto a aceleração é nula. Isso significa que o corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Uma vez que não se tem aceleração, sobre qualquer corpo em MRU a resultante das forças aplicadas é nula, por isso sua velocidade é igual à velocidade média em quaisquer pontos.
Já o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, é aquele em que o corpo sofre aceleração constante, mudando de velocidade num dado intervalo de tempo assim o movimento de um projétil é determinado pela intensidade e direção da velocidade inicial. Durante o seu lançamento ocorrem dois movimentos simultaneamente, um para frente e outro para baixo, sendo que ambos são independentes. A

Relacionados

  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas
  • resolução meriam Livro Mecanica Estatica James Meriam
    130362 palavras | 522 páginas