Relatorio Lamina Permanente

Páginas: 11 (2521 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014














Avaliação da qualidade microbiológica do ar em uma área externa




















1 Introdução
Hoje a contaminação microbiologia pode ser considerada como um dos principais problemas ambientais e de saúde pública.
A contaminação do ar é um problema muito sério e que afeta diretamente nós seres humanos,
Por estar diretamente ligada adiversas doenças entre elas está às alergias e diversas doenças respiratórias.
Esse problema pode ser observado inclusive na qualidade do ar de interiores.
Recentemente a organização mundial de saúde (OMS) divulgou um dado preocupante onde diz que hoje a poluição do ar de interiores é responsável por 2,7 % dos casos de doenças respiratórias e eles estão relacionadas há presença de bioaerossóis(WHO, 2009) que contém o todo ou partes de entidades biológicas, tais como bactérias, vírus, fungos ou esporos fúngicos, poeiras orgânicas, componentes da parede celular, pelos de animais, pólen e poeira dos ácaros doméstico no ambiente (PANTOJA ET AL., 2007).
Esses microrganismos utilizam de partículas de matérias (Pólen, fragmentos de insetos, escamas de pele humana e pelos) como substrato parase multiplicar (DANTAS, 1998) por isso se a renovação do ar de um ambiente não for satisfatória, ele torna-se viciado, pois recircula,
Propiciando a colonização de microrganismos que oferecem então risco a nossa saúde (SOUZA & FORTUNA, 2011).
Alguns dados comprovam inclusive que o ar anterior dos ambientes fechados pode ser mais poluente do que o ar exterior (LEE, 2006).
Não imaginamos emmomento algum que dentro de nossas próprias casas podemos estar propício a esse tipo de organismos e acabamos não nos preocupando em momento algum com o modo com o qual acondicionamos nossos alimentos e os locais que os mesmos são armazenados.
1.1 Microbiologia
Microbiologia é uma ciência, ramo da Biologia, que estuda os microrganismos, que são seres vivos muito pequenos (vistos somente comauxílio de microscópios) e, popularmente, conhecidos como micróbios.
1.2 Microrganismos
Os Microrganismos são uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem. Estes seres tão minúsculos não são todos iguais, eles podem ser muito diferentes em tamanho e modo de vida. Contudo, todos têm emcomum uma estrutura bastante simples e a impossibilidade de serem vistos sem o uso de microscópio.
O conhecimento deste tipo de vida se deu graças a descobertas ocorridas ao longo de muitos anos. O ápice destas descobertas ocorreu em 1878, quando Pasteur apresentou a "Teoria dos Germes", a partir daí, deu-se início a chamada Era Bacteriológica.
 
As pesquisas de Pasteur foram acompanhadas porum grande número de cientistas e médicos. Alguns deles, impressionados pelas descobertas, promoveram mudanças bastante significativas em seus métodos de trabalho.
 Além dos Microrganismos já identificados e classificados (bactérias, fungos, parasitas), havia outra categoria que só pôde ser observada após a invenção do microscópio eletrônico. Tratava-se de um ser de estrutura organizacionalbastante simples e de existência já presumida: o vírus.

1.3 Tipos de Microrganismos
1.3.1 Bactérias
São organismos relativamente simples, formados por uma única célula. Bactérias são denominadas procariotos, significando que o material genético não esta envolvido por uma membrana nuclear.
As bactérias aparecem em diferentes formatos. Os mais comuns são: Bacilos (em forma de bastão),cocos (forma ovalada), espirilos (com o formato em espiral) e os vibriões (em forma de vírgula). Algumas ainda podem ter forma de estrela e retangular.
As bactérias quando estão unidas podem ser vistas a olho nu, formando arranjos ou colônias. Alguns tipos são cocos, estafilococos, diplococos, estreptococos, tetrades, sarcinas, bacilo, diplobacilo, estreptobacilos e cocobacilo.
1.3.2 Fungos
São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lâminas Permanentes
  • Lâminas Permanentes
  • Laminas Permanentes
  • Preparação de lâminas permanentes
  • preparo de laminas permanentes
  • observação de lamina permanente
  • TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO DE LÂMINA PERMANENTE
  • Relatorio preparação de lâminas para leveduras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!