Relatorio ladsim - car park e semaforo

819 palavras 4 páginas
Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP FT - Faculdade de Tecnologia

Automação e Controle Relatório Experiências Realizadas em Laboratório

Nome: Italo Miler Gomes

RA: 083649

1.Introdução:
A linguagem ladder, diagrama ladder ou diagrama de escada é um auxílio gráfico para programação Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) no qual as funções lógicas são representadas através de contatos e bobinas, de modo análogo a um esquema elétrico com os contatos dos transdutores e atuadores.

2.Objetivo:
Estudar na pratica a linguagem Ladder através de exercícios para programar o funcionamento de um semáforo e um estacionamento de carros (Car Park).

3.Software Utilizado:
 Ladsim

4.0 Experiências: 4.1 Experiência 1 (Semáforo):
Na experiência do semáforo foram utilizados 7 rungs. Nos Rungs 0,2 e 4 podemos ver as saídas das luzes vermelho (OP0), amarelo (OP1) e verde (OP2) respectivamente. Nos Rungs 1,3 e 5 foram colocados os Timers com tempos de 10 segundos (T1), 10 segundos (T2) e 3 segundos (T3) representando as cores vermelho, verde e amarelo respectivamente. No Rung 6 foram adicionados 3 Resets dos Timers para que o sistema reiniciasse automaticamente.

Figura 1 - Semaforo

4.2 Funcionamento (Semáforo):
Inicialmente o semáforo inicia o funcionamento com a luz vermelha acessa (OP0) durante 10 segundos (tempo configurado no Timer T1).

Figura 2 – Luz vermelha ativada

Passados os 10 segundos do Timer T1 a luz vermelha se apaga e a luz verde ascende ficando acessa durante 10 segundos (tempo configurado no Timer T2).

Figura 3 – Luz Verde ativada

Passados os 10 segundos da luz verde a luz amarela ascende ficando acessa durante 3 segundos (tempo configurado no Timer T3).

Figura 4 – Luz Amarela ativada

4.3 Experiência 2 (Car Park):
Na experiência Car Park foram utilizados 13 rungs, sendo que no rung 0 foi colocado um barramento com um contador para acréscimo (C1 UP), sensor de entrada (IP0) que detecta se algum carro chegou para

Relacionados