relatorio_Lab

408 palavras 2 páginas
Agentes infecciosos e defesa:
Cultura de microrganismos

Curso Farmácia – 2º Semestre – Liberdade
Aline
Regina
Samara

Introdução

Microbiota é o conjunto de microrganismos que habitam o nosso corpo e o meio ambiente. Em condições normais, esses microrganismos são benéficos aos seres vivos mantendo o equilíbrio das funções do organismo. Muitos microrganismos do meio externo são patogênicos e quando entram em contato com a microbiota humana podem desencadear vários processos inflamatórios que desequilibram o funcionamento normal do organismo.

Objetivo

Cultura de microrganismos de diferentes superfícies do meio ambiente e corporal.

Metodologia

Para este experimento foram utilizadas seis placas de petri, nas quais quatro com cultura em TSA e duas com cultura em SAB. Com auxilio do suabe recolhemos amostras da superfície corporal: mãos – suja e limpa, orelha e pescoço e pé e duas amostras do meio externo: celular e porta papel toalha.
Para cultura de bactérias, em meio TSA, escolhemos amostras da mão suja e da mão limpa com solução de álcool a 70%, orelha e pescoço e o celular, e , para cultura de fungos, em meio SAB, utilizamos as amostras do pé e do porta papel toalha. Recolhidas as amostras, as placas de petri foram devidamente fechadas e identificadas e armazenadas de acordo com a superfície: corporais em temperatura a 37°C e meio externo a 25°C.

Resultados

Após uma semana de cultura, obtivemos os seguintes resultados:

À esquerda, mão limpa com álcool a 70% e á direita, mão suja

Amostra retirada do pé

Amostra retirada da orelha e pescoço

Amostra retirada do porta papel toalha

Amostra do celular

Ao analisarmos os resultados, constatou-se que em todas há a presença de microrganismos. Nas amostras de superfície corporal, a presença de microrganismos é muito evidente, sejam patógenos ou não e, que mesmo estando com as mãos limpas (no caso com solução de álcool a 70%) não ficamos totalmente livres das bactérias, por isso o risco de termos

Relacionados