relatorio katia123

756 palavras 4 páginas
SENAI FUNDAÇÃO ZERRENNER
ANÁLISES QUIMICAS 2º TERMO
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
GABRIELA GILLIO ORNELAS Nº08

Detecção de coliformes totais e fecais em água
Coliformes totais e fecais

As bactérias determinadas de coliformes totais são as que não causam doenças, habitam o intestino de animais mamíferos inclusive o homem. Estas bactérias são consideradas os principais indicadores de contaminação fecal. O grupo coliforme é formado por um número de bactérias que inclui os generos Klebsiella, Escherichia, Serratia, Erwenia e Enterobactéria. Todas são gran-negativas manchadas, de hastes não esporuladas que estão associadas com as fezes de animais de sangue quente e com o solo, podem ou não necessitar de oxigênio – aeróbias ou anaeróbias, formam esporos e estão associadas a decomposição de matéria orgânica.
Coliformes fecais ou coliformes termotolerantes, são bactérias que podem contaminar a água. Estas bactérias reproduzem-se à temperatura de 44,5 °C, temperatura suficiente que lhes permite também fermentar o açúcar e a lactose, com produção de ácidos e gases.
São amplamente utilizadas na avaliação da qualidade das águas, servindo como parâmetro microbiológico básico às leis de consumo criadas pelos governos e empresas fornecedoras que se utilizam desse número para garantir a qualidade da água para o consumo humano. Nesse caso, a presença de um número alto de Coliformes na água significa um nível elevado de poluição e risco à saúde pela presença de organismos patogênicos.
Quando se faz a análise da água e se encontra contaminação por coliformes fecais significa que naquele local houve descarga de esgoto em período recente, o que aumenta a probabilidade de haver ovos e larvas de parasitas intestinais, visto que, estas formas também podem ser eliminadas com as fezes. Desse modo, a presença de coliformes fecais, que são mais facilmente detectáveis em exames de rotina de laboratório do que as formas parasitárias, indica que a água não deve ser utilizada, porque há um

Relacionados