Relatorio instrumentação

Páginas: 18 (4453 palavras) Publicado: 5 de maio de 2012
COTEMAR – COLÉGIO TÉCNICO MARTINS
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO, PESQUISA E EXTENSÃO
PROFESSOR ORIENTADOR: MÁRCIO PEGETTI

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Alisson César da Silva

Lagoa da Prata – MG
2009
AGRADECIMENTOS

Venho expressar os meus sinceros agradecimentos ao apoio prestado a mim, pela empresa (Embaré) em si, aos senhores Fausto Machado Costa, Vinícius Rezende de Melo, Paulo Veloso Teixeirae todos os instrumentistas que me ensinaram a prática em todos os equipamentos em que eu acompanhei contribuindo para o meu aprendizado. Quero expressar-lhes o meu humilde OBRIGADO a todos vocês.

SUMÁRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1

AGRADECIMENTOS 2
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 4

1. Manutenção Corretiva na Envasadora A3Flex 23/04/2009 4

2. Manutenção Corretivana Envasadora Bosch 24/04/2009 5

3. Manutenção Preventiva em Válvulas Pneumáticas 25/04/09 6

4. Preventivas nas Válvulas ON-OFF de obturador e borboleta. 11

5. Preventivas em válvulas Spirax sarco e Valmicro com vedação por esfera e borboleta. 13

6. Revisão de uma válvula valmicro vedação por borboleta. 16

7. CONCLUSÃO 17

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo repassar oaprendizado e desempenho do aluno junto com a teoria e abrangendo a prática.
A Embaré é uma empresa fundada em 1935 em Taubaté SP e em 1948 se instalou em Lagoa da Prata e atua na área de fabricação de produtos lácteo e produtos para confeitaria entre eles leite em pó integral, instantâneo e desnatado em embalagens de 200 e 400 gramas, leite condensado em lata, creme de leite e achocolatado emembalagens cartonadas, caramelo de diversos sabores, doce de leite em pote e em barra.
O estagio foi desenvolvido em todos os setores da fábrica onde são produzidos os produtos e com o apoio da área de instrumentação e dos demais instrumentistas que desempenham suas funções nas diversas áreas da fábrica.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Manutenção Corretiva na Envasadora A3Flex 23/04/2009

Foiacompanhado junto ao instrumentista e o técnico da TETRAPAK o processo de manutenção corretiva efetuado na máquina de envase A3 FLEX, a qual é responsável pelo envase do achocolatado e creme de leite sendo todos envasados em embalagens cartonados. A máquina apresentou defeito na selagem da embalagem de modo que foi feito alguns teste de produção com o uso de água e o próprio achocolatado e que aindaassim continuou a apresentar problema na selagem. Ao por o equipamento para produzir com água a selagem da embalagem ficou perfeita sem nenhum defeito e já com o achocolatado apresentou o mesmo problema. Foi levantado que o problema poderia estar na diferença da densidade entre o achocolatado e a água, mas depois de teste realizados em laboratório foi contatado que o problema não era esse de modoque já partimos para outra parte da máquina para tentar solucionar o problema. O técnico da TETRAPAK sugeriu que se fizesse um ajuste na parte de programação (software) da máquina. Foi verificado se havia algum erro na parte de programação, sendo constatado que o programa da máquina estava ok. Junto ao técnico e o instrumentista que estava acompanhando a manutenção notaram um empeno na mordaça oumandíbula que é a responsável pela selagem da embalagem de modo que foi solicitado o pedido da peça para troca e passado a situação da máquina para o responsável da área de manutenção. Por estar acompanhando outra área da fábrica eu não estava presente no dia em que foi efetuada a troca da peça. Ao perguntar o instrumentista que efetuou a manutenção tomei por nota que depois de feito o serviço amáquina voltou a produzir normalmente.

Manutenção Corretiva na Envasadora Bosch 24/04/2009

Foi acompanhado junto ao instrumentista de plantão o processo de manutenção corretiva na máquina responsável pelo envase do leite em pó (BOSCH). O problema apresentado foi que o alinhamento vertical do filme e o acerto do perfil da embalagem que estava fora do padrão. O instrumentista inicialmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de instrumentação
  • Relatório
  • Relatório de Instrumentação
  • relatorio instrumentaçao
  • Relatorio instrumentação
  • RELATORIO DE INSTRUMENTAÇÃO
  • Relatorio de instrumentação para medidas dimensionais
  • Relatorio Final Instrumentacao Nuclear

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!