Relatorio iniciação cientifica

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
INTRODUÇÃO-




No dia 19/05/2010, a turma do 2º período de Engenharia Industrial Mecânica saiu do CEFET-RJ com o objetivo de realizar uma visita técnica a empresa FMC CBV Technologies – FOOD MACHINE CORPORATION, Corporação de máquinas alimentos localiza-se na Rodovia Presidente Dutra, 2660, no bairro da Pavuna situado no Rio de Janeiro. A empresa possui status de multinacional queatua no ramo offshore de engenharia naval do qual visa à fabricação e montagem de manifold e árvores de natal, os quais são elementos que constituem componentes de extração do petróleo via térrea e marítima, muito utilizado em plataformas. Seus principais clientes são a Petrobras, Shell e Chevron que depositam total confiança nos serviços oferecidos pela FMC.DESENVOLVIMENTO-




Na chegada à empresa, inicialmente, foi dirigida uma palestra sobre saúde e segurança que a própria FMC adota como referência. No contexto da palestra foram abordados itens do sistema de gestão integrada que conta com: Qualidade e Tecnologia - são requisitos dos clientes a fim de satisfazê-los; Segurança - procedimento de SMS (Segurança, Meio-Ambiente e Saúde), sãonormas a seguir rigorosamente pela empresa para dar um ambiente seguro e com condições de trabalho; Saúde – criando programas de higiene ocupacional; Meio-Ambiente – utilização de recursos que dão atenção a não degradação ambiental como: incentivo a reciclagens e reaproveitamento de materiais e resíduos; Responsabilidade Social - apoios às comunidades locais e instituições através de projetossociais.
No término da palestra, os responsáveis pela condução da visita técnica informaram qual seria o andamento da visita. Primeiramente, foi conhecida a indústria, parte onde são fabricados, elaborados e preparados os elementos que constituem o mainfold e a árvore de natal. Depois em outra área, ficou conhecido a parte de montagem dos elementos fabricados e também a realização de testes paraserem avaliados em conformidade ou não com o padrão a ser seguido.
É importante lembrar que ao iniciar a visita pela indústria foi exigida a utilização dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa (capacete e óculos de proteção), é terminantemente proibido a circulação de pessoas sem esses componentes de segurança.
Na indústria, a produção das peças é dividida em 4setores: Usinagem, Soldagem, Inspeção e Revestimento.
Na Usinagem, o material bruto é usinado através do centro de usinagem computadorizado de 5 eixos que permite uma usinabilidade complexa e precisa, que é passivo de poucos erros na fabricação. Os materiais utilizados podem ser: Aço 8230, Aço 4130 e Super Duplex. Ao finalizar o processo de usinagem, os resíduos como o cavaco e o óleolubrificante são reaproveitados evitando desperdício. O cavaco é reaproveitado para a produção de ferro e o óleo lubrificante é armazenado em tanques que são reutilizados para lubrificação. No término do processo de usinagem, a peça é encaminhada para a soldagem de seus componentes. Ao transferir a peça para a solda através de ganchos que permitem o içamento das peças extremamente pesadas,aproximadamente 7 toneladas, para a movimentação ao seu próximo estágio. Fato que preocupa a FMC por ser uma operação de risco e utiliza os profissionais bem qualificados para executar esse tipo de função.
Ao fazer o transporte para a soldagem, a peça passa por processo de limpeza da sua superfície para que não contenha resíduos que possam danificar o processo de soldagem. O envolvimento das peças pormantas é utilizado para que a peça não troque calor com o ambiente, pois precisa aquecer a peça para executar a soldagem e ter um controle de temperatura. O processo de solda utilizada é a soldagem por revestimento – TIG – que constitui em um arame e gases abrindo o arco de solda e executa a função de soldar os componentes da peça. Esse processo de solda TIG, geralmente é executado por uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório iniciação científica
  • Relatório de iniciação cientifica
  • Espaços métricos
  • Relatório sobre palestra de iniciação cientifica
  • Modelo de relatório final de iniciação científica
  • Relatório projeto de iniciação científica e tecnológica (pibict)
  • Relatório final
  • INICIAÇÃO CIENTIFICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!