relatorio indentificação celula sanguinea

1838 palavras 8 páginas
E FARMÁCIA
DISCIPLINA: FARMACOGNOSIA

REGULAMENTAÇÃO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS

Rolim de Moura /RO
Fevereiro 2014

REGULAMENTAÇÃO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS

Rolim de Moura /RO
Fevereiro 2014
REGULAMENTAÇÃO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS

INTRODUÇÃO
Plantas medicinais são aquelas que possuem tradição de uso em uma população ou comunidade e são capazes de prevenir, aliviar ou curar enfermidades. Ao serem processadas para a obtenção de um medicamento, tem-se como resultado o medicamento fitoterápico.
O uso de produtos medicinais a base de plantas é prática comum no uso terapêutico, desde os tempos mais remotos. O mercado de fitoterápicos decaiu com o desenvolvimento dos medicamentos sintéticos no Pós-guerra, porem, vem apresentando um crescimento marcante nas ultimas décadas como tratamento alternativo aos medicamentos da medicina convencional. Mesmo com a globalização da indústria química e a utilização de medicamentos sintéticos, os produtos derivados de plantas medicinais ainda detêm uma parcela do mercado mundial.
Este valor refere-se somente aos fitoterápicos industrializados, não correspondendo ao mercado total de produtos obtidos de plantas medicinais. Há ainda os fitoterápicos manipulados, os produtos cadastrados na ANVISA como alimentos ou cosméticos, além dos produtos artesanais e a planta medicinal in natura, utilizados amplamente na medicina popular.
Desenvolvimento
Segundo a organização mundial de saúde,80% da população de países em desenvolvimento utiliza-se de praticas tradicionais na atenção primária á saúde e desse total,85%fazem uso de plantas medicinais.
Porém,o uso de plantas medicinais e fitoterápicos deve se dar de maneira orientada,de modo que o uso inadequado não ocasione problemas á saúde que vão desde a infância terapêutica a reações adversas severas,dependendo da forma de uso.Por isso ,é importante que seja realizado o controle sanitário destes produtos e a

Relacionados

  • Tcc - Estagio Curricular
    50829 palavras | 204 páginas
  • Guia Pratico Auto Terapia
    57919 palavras | 232 páginas