RELATORIO GENETICA Hemily

576 palavras 3 páginas
FA FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO CURSO DE PSICOLOGIA

ACADÊMICA. HEMILLY CRUZEIRO
PROFª. DRª. SIMONE COLLI

RELATÓRIO DE GENÉTICA

CAMPO MOURÃO
2015
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA GENÉTICA PARA O PROFISSIONAL PSICÓLOGO ATRAVÉS DA SUA PERCEPÇÃO NO BATE-PAPO COM PESSOAS DA COMUNIDADE E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE EXPERIÊNCIAS DA VIVÊNCIA COM DOENÇAS/SÍNDROMES DE FUNDO GENÉTICO.

Através de entrevistas com pessoas da comunidade e profissionais da área da saúde, verificamos que a psicologia está diretamente associada à genética do ser humano. Muitas doenças são geradas ao longo das gerações, por distúrbios genéticos. Existem situações em que o indivíduo tende a desenvolver uma patologia, em razão de algum de seus ancestrais ter sofrido com uma doença específica. Por outro lado, algumas pessoas sem qualquer histórico familiar, desenvolvem enfermidades graves, tais como: Câncer, Alzheimer, mal formação congênitas, Diabetes, Síndrome de Down dentre outras.
A psicologia atua buscando o conhecimento acerca dos distúrbios emocionais gerados pelas enfermidades, para assim, aplicar terapias, buscando a cura e/ou a melhoria na qualidade de vida dos enfermos e de seus familiares.
Uma paciente acometida do câncer relatou que quando descobriu a existência de um nódulo em uma de suas mamas, ficou grandemente abalada. Naquele momento pensou que era o seu fim. Contudo, dias após o início de seu tratamento, sua auto estima melhorou, e aquela sensação de desânimo diminuiu. Conforme iam passando os dias sua fé na possibilidade da cura aumentava. Ela não enfrentou a doença como empecilho, más como um obstáculo a ser superado.
A psicologia, nesse caso concreto auxiliaria a paciente a se recuperar mais rapidamente, pois acreditamos que nossa mente é responsável pelo bom funcionamento do nosso corpo, ativando os anticorpos para expulsar a doença. Sua aplicação também

Relacionados