relatorio gases

Páginas: 6 (1441 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
SUMÁRIO

1.OBJETIVO................................................................................................. 2

2.INTRODUÇÃO..........................................................................................3

3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..............................................................44.METODOLOGIA.......................................................................................7

5.RESULTADOS E DISCURSÕES..............................................................8

6.CONCLUSÃO.........................................................................................................9

7. QUESTÕES.........................................................................................................10

8.REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS....................................................................11









OBJETIVO

O experimento terá como objetivo determinar o volume do gás hidrogênio produzido quando raspas de um metal sólido (Magnésio) reagem com o ácido clorídrico. Essevolume será medido à temperatura ambiente e à pressão ambiente. A reação em questão se encontra devidamente balanceada abaixo:

2HCl + Mg(s) → MgCl2 + H2INTRODUÇÃO

As características de uma substância gasosa são, um gás não possui forma nem volume próprio e este adquire a forma do recipiente no qual se encontra, ocupando todo o espaço delimitado pelo recipiente. Assim, o volume do gás é o volume do espaço o qual ocupa. Com um estudo mais aprofundado, advém a teoria cinética dosgases, a qual define que um gás é constituído por moléculas isoladas e em contínua vibração e colisão, com movimentos de translação e rotação.



















FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A equação fundamental dos gases é:
p.V/T = k.p.V = R.n.T
Sendo: p= pressão parcial do gás; V = volume do gás; T = temperatura do gás
Na prática, o que temos são gases reais. Um gás real se aproxima do comportamento de um gás ideal quando sua pressão é baixa e quando sua temperatura é elevada.
Podemos definir algumas leis básicas para a compreensão do estudo dos gases, as quais são a Lei de Boyle e a Lei de Charles e Gay-Lussac.
A Lei de Boyle relacionainversamente pressão e volume. A uma temperatura constante, Boyle definiu que o volume ocupado por uma quantidade fixa de um gás é inversamente proporcional à pressão aplicada.
Um gás hipotético que segue a Lei de Boyle é chamado de gás ideal. A partir dos estudos de Boyle, outras descobertas foram feitas envolvendo outras grandezas, todas as equações encontradas também envolvem a ideia de gás ideal emseu desenvolvimento e teoria.
O físico francês Jacques Alexandre César Charles estabeleceu uma relação entre volume e temperatura absoluta de um gás. Estudando o efeito das variações de temperatura sobre o volume de uma dada amostra de gás, mantendo a pressão constante, Charles percebeu que o volume de uma quantidade de gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta, assim:
V/ T = k(constante)V α T
Com a continuidade dos estudos dos gases, o físico francês Louis Joseph Gay-Lussac percebeu a pressão de uma quantidade fixa de um determinado gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta, caso o volume do gás seja mantido constante. Matematicamente, podemos expressar essa observação através da seguinte expressão:
P / T = k (constante)P α T
O estudo desses três...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio coleta de gases
  • RELATÓRIO DO COMPORTAMENTO CINÉTICO DOS GASES
  • Relatório Difusão de gases
  • Relatório estudos dos gases
  • Relatorio sobre gases
  • Relatório de ph e difusão dos gases
  • Relatório de Química Gases
  • Relatório 6 lei dos gases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!