RELATORIO FSC QMC 10

1543 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

FARMÁCIA – 3ª FASE (03102C)
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR NITO ANGELO DEBACHER

RELATÓRIO SOBRE DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS DE REAÇÕES CATALISADAS POR ENZIMAS.

KAMILA RESTELATTO
LEANDRO N. SILVA
LUIZ HENRIQUE LUCKMANN
MARIA LIDIA G. RIBEIRO
NATHÁLIA B. ELEUTÉRIO

FLORIANÓPOLIS
JUNHO DE 2013.
DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS DE REAÇÕES CALISADAS POR ENZIMAS – EXPERIÊNCIA Nº 10

1) Introdução
Enzimas são proteínas que aceleram as reações químicas, por causa da formação de um complexo (ES) com o substrato. As reações ficam mais aceleradas com as enzimas, pois diminuem a energia de ativação da enzima.
A polifenol oxidase (PFO) extraída da batata que utilizamos no laboratório é um exemplo de enzima que catalisa reações seletivas de oxidação, que nada mais é do que promover a remoção do hidrogênio. O catecol um benzenodiol que sofre oxidação na presença de (PFO). Esta oxidação resulta em produtos como água e benzoquinona.
A partir da espectrofometria consegue-se determinar o processo reacional, que determina a quantidade de substrato que foi transformado em produto. A quantidade de produto formado é proporcional ao tempo decorrente de reação.

2) Objetivos
Acompanhar um processo reacional por espectrofotometria. Determinar os parâmetros cinéticos de reações catalisadas por enzimas.

3) Procedimento Experimental

Preparou - se o extrato de batata ralando meia batata, espremendo e recolhendo o líquido num béquer pequeno. Este béquer foi colocado em banho de gelo para retardar a oxidação. O espectrofotômetro foi ligado para determinar o zero de absorbância no comprimento de onda máximo de absorção da quinona ( max l = 458 nm).
Foram realizados 4 experimentos, variando a concentração de catecol de 0,5; 0,75; 1,0; 1,5 mL e mantendo constante os demais componentes.
Foram colocados 0,5 mL de catecol 0,05 mol L-1 + 2,5 mL de água numa cubeta, adicionou - se uma

Relacionados