RELATORIO FORTALEZA

4165 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO
ALUNO: Larissa Juliana Landim Ferreira
TURNO: Noite
DATA: 20/03/15

RELATÓRIO FORTALEZA

Município brasileiro, capital do estado do Ceará, situado na região Nordeste do país. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. O lema de Fortaleza, presente em seu brasão, é a palavra em latim Fortitudine, que, em português, significa "força, valor, coragem".
Está localizada no litoral Atlântico, a uma altitude média de dezesseis metros, com 34 km de praias. Fortaleza possui 314,930 km² de área e 2 571 896 habitantes estimados em 2014, além da maior densidade demográfica entre as capitais do país, com 7 786,4 hab/km². É a maior cidade do Ceará em população, a quinta do Brasil e a 81ª do mundo em 2010. A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3,8 milhões de habitantes e, por isso, é a oitava mais populosa do Brasil e a terceira do Nordeste.

É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Fortaleza é a décima cidade mais rica do país PIB e primeira do Nordeste, com 43 bilhões de reais em 2012. Possui, ainda, a terceira região metropolitana mais rica do Norte-Nordeste em PIB, além de importante centro industrial e comercial do Brasil, com o oitavo maior poder de compra municipal do país. No turismo, a cidade alcançou a marca de segundo destino mais desejado do Brasil de acordo com o Ministério do Turismo, além de quarta cidade brasileira que mais recebe turistas. É sede do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do DNOCS. Em 1996, a cidade ingressou no Mercado Comum de Cidades do Mercosul.

Segundo Muniz, cidade contemporânea é uma organização (ou máquina) dinâmica, complexa e multidimensional e produto de uma ação coletiva; que busca na inovação a resposta para vencer desafios intrínsecos a sua época.
A cidade contemporânea deve ser competitiva,

Relacionados