Relatorio Fisica II Gerador de van de graff

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
BLINDAGEM ELETROSTÁTICA E PODER DAS PONTAS


1. INTRODUÇÃO

BLINDAGEM ELETROSTÁTICA

Como sabemos, o campo elétrico no interior de um condutor em equilíbrio eletrostático é nulo. Uma aplicação pratica dessa propriedade é a Blindagem Eletrostática, que é um dispositivo empregado na proteção de aparelhos contra as influências elétricas. Constitui-se, basicamente, numa capa ou redemetálica que envolve o aparelho que se quer isolar. A blindagem eletrostática mostra que uma pessoa dentro de um carro atingido por um raio nada sofrerá, pois a estrutura metálica do carro isola o seu interior das influencias elétricas externas. Na pratica, isso pode ser comprovado facilmente, utilizando-se de uma gaiola com um passarinho no poleiro eletrizam-se as grades metálicas da gaiola e opassarinho continuará como se nada estivesse acontecendo.
O primeiro cientista a praticar esse fenômeno foi o físico experimental inglês Michael Faraday (1791-1867).  Para mostrar que em um condutor metálico, as cargas se distribuem apenas em sua superfície externa, não exercendo, portanto nenhuma ação nos pontos internos, Faraday construiu uma gaiola metálica carregada por um gerador eletrostático dealta voltagem e colocou um eletroscópio em seu interior para provar que os efeitos do campo elétrico gerado pela gaiola eram nulos. O próprio Faraday entrou na gaiola para provar que seu interior era seguro. Assim, este experimento e a blindagem eletrostática ficaram conhecidos por “Gaiola de Faraday”.






LEI DAS PONTAS
O poder das pontas é a forma como é chamado o princípio físico querege o funcionamento de alguns objetos do nosso cotidiano, como os para-raios e as antenas. Em um condutor elétrico eletrizado as cargas elétricas tendem a se concentrar nas suas pontas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo a essas regiões do condutor é muito mais intenso que nas demais regiões. Disso resulta um aumento na força de repulsão elétrica entre as cargas. Isso faz com que ascargas elétricas se "empurrem" até que alguma delas "caia fora da ponta". Por esse motivo as cargas elétricas podem, com maior facilidade, escoar para fora do condutor e, se deslocam livremente pelo meio ambiente (no caso em questão, o ar). Uma ponta é uma região muito curva. E como a eletricidade se acumula mais nas regiões mais curvas, quando um corpo eletrizado tem uma ponta, nela há grande acúmulode carga elétrica. Numa ponta a densidade elétrica é sempre maior do que nas regiões não pontudas. Com as pontas se dão os três fatos seguintes:
1o ) uma ponta sempre se eletriza mais facilmente do que uma região não pontuda;

2o ) se um corpo já está eletrizado, uma ponta perde carga elétrica mais facilmente do que as regiões não pontudas; por este motivo é difícil manter-se eletrizado umcorpo que possua pontas;

3o ) se um corpo está eletrizado, uma ponta tem sobre os outros corpos uma ação muito mais forte do que as regiões não pontudas.
Esses três fatos são conhecidos como “poder das pontas”. Eles podem ser observados com as experiências dentro de sala.








VENTO ELETRICO

Quando a ponta é eletrizada com carga negativa, repele elétrons das moléculas de ar queestão próximas dela. Elétrons de muitas dessas moléculas de ar escapam das moléculas. A molécula com falta de elétrons deixa de ser neutra e se torna um agregado de partículas com carga resultante positiva, que chamamos íon positivo. O íon positivo é então atraído pela ponta. Quando os íons positivos são atraídos pela ponta, arrastam consigo outras moléculas de ar. Há então um deslocamento demoléculas de ar para a ponta, como se estivesse soprando um vento. Esse deslocamento de ar, provocado por fenômeno elétrico, é chamado vento elétrico, ou sopro elétrico. Para evidenciar o vento elétrico, colocamos perto da ponta a chama de uma vela. O ar, ao ser deslocado, arrasta consigo a chama para a ponta tal qual como se a chama fosse soprada.


















2. OBJETIVO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica 3 Gerador De Van Der Graff Ii
  • Relatório gerador de van de graff
  • Relatório gerador de van de graff
  • Relatorio Gerador De Van Der Graff
  • Relatório Gerador de Van Der Graff
  • Relatorio de fisica van der graff
  • FISICA EXPERIMENTAL Gerador De VAN DER GRAFF
  • Eletrização, gerador de van de graff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!