relatorio fisica experimental 1

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014






EXPERIMENTO I
Relatório




GRUPO 2
Turma S


10/04/2014












Grupo: André Luis Alves Osório 14/0058052
Bruno Carvalho Ramos 14/0080511
Felipe de Oliveira F. Ribeiro 14/0081852
Gabriel Lucena Ramos 14/0082310
Victória Miranda Abritta 14/0087445
Walyson Maxwel Dias Leite14/0087851




Sumário



1. Resumo;
2. Introdução;
3. Descrição experimental:
3.1 Arranjo experimental;
3.2 Procedimento experimental;
3.3 Medições.
4. Resultado das medições e análise de dados:
4.1 Massa;
4.2 Dimensões;
4.3 Determinação do volume;
4.4 Determinação da densidade.
5. Avaliação de Resultados
6. Conclusão;
7. Bibliografia.
Experimento I - Medidas e Erros


ResumoO objetivo dessa experiência foi aferir a densidade de uma placa retangular de alumínio, a partir de algumas ferramentas de medições precisas. As medidas foram aferidas dez vezes cada uma e devido às divergências observadas, fez-se necessária a utilização da Teoria dos Erros, obtendo-se assim maior precisão nas medidas e seus erros associados.
Com os dados obtidos foram calculados o volume, adensidade e seus respectivos erros associados da placa de alumínio.



Introdução

O objetivo dessa experiência é aferir a densidade de uma placa retangular de alumínio com um furo, a partir das ferramentas: paquímetro, micrômetro e balança digital. As medidas são aferidas dez vezes cada uma. Devido às divergências observadas, faz-se necessária a utilização da Teoria dos Erros, que consisteem um tratamento adequado que tem por finalidade estimar com a maior precisão possível o valor da grandeza a ser medida e seu erro associado. Para isso, são considerados para efeito de cálculo todos os algarismos possíveis de serem estimados por meio dos equipamentos deste experimento, sendo apenas o resultado final escrito de uma forma mais simples, contendo a estimativa da grandeza expressa comdois algarismos significativos e o erro absoluto expresso com o mesmo número de casas decimais do melhor valor estimado da grandeza (no caso, uma casa decimal).
É fundamental a utilização de algumas equações matemáticas com o intuito de facilitar cálculos de volume, densidade e erro propagado. Para o cálculo do volume da placa, desconsiderando seu furo, usa-se a equação (), que nada mais é doque o produto de suas dimensões lineares ( comprimento, largura e espessura ); para o cálculo do volume do furo, considerando a base do furo uma circunferência, devemos usar a equação (), que relaciona o raio da base do furo e a espessura deste; por fim, após efetuar a diferença entre o volume da placa, desconsiderando o furo, e o volume do furo, é realizado o cálculo da densidade (), levando emconsideração a massa da placa ( calculada como a média aritmética das dez medições de massa calculadas na balança digital ) e o volume previamente calculado.
O erro aleatório é calculado a partir do desvio padrão da média () e é utilizado para calcular o erro em todas as medidas registradas . Enquanto o erro instrumental é considerado como sendo a metade da menor medida do aparelho utilizado. Aosomar o erro aleatório e o erro instrumental chegamos ao erro absoluto, que deve ser calculado para todas as dimensões lineares envolvidas neste experimento e depois propagado para o cálculo de volume e densidade ( para propagar o erro usa-se : e ).





Descrição experimental

Arranjo experimental:
Placa retangular de alumínio com furo.


Paquímetro:Micrômetro:













Balança digital:











Procedimento experimental:

O experimento teve início com a medição da massa da placa de alumínio. Em seguida, foram calculadas com o paquímetro as dimensões: comprimento, largura e diâmetro do furo; e a dimensão da espessura com o micrômetro. Todas as aferições foram realizadas dez vezes com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Fisica experimental 1
  • Relatório de física 1 experimental
  • Relatório de Física Experimental 1
  • Relatorio De Fisica Experimental 1
  • Relatório Física experimental 1
  • 1° Relatorio fisica experimental
  • Relatório Física Experimental 1
  • Relatorio de fisica experimental 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!