Relatorio Final Jovens Talentos Revfinal

1394 palavras 6 páginas
1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Rua Madre Maria José, n° 122 – 2º andar – Abadia – CEP: 38025-100 – Tels.: 3318-5774/ 5773/ 5772
E-mail: ic@pesqpg.uftm.edu.br / proreitoria@pesqpg.uftm.edu.br / dalmo@pesqpg.uftm.edu.br

RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE PESQUISA
JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA / CAPES
PERÍODO: 3º período
TÍTULO DO PROJETO: Percolação em meios porosos homogêneos e saturados: estudo experimental em barragens e cortinas de contenção.
AUTOR PRINCIPAL (bolsista): Mateus Macêdo Tavares
ORIENTADOR: Prof. Dr. Albert Willian Faria
CO-ORIENTADOR (se houver):
COLABORADORES (se houver): Prof. Dr. Estaner Claro Romão

INTRODUÇÃO/OBJETIVOS PROPOSTOS:
As cortinas de estacas-prancha são estruturas planas ou curvas, geralmente metálicas, mas também sendo feitas de madeira ou concreto armado, são estruturas formadas por perfis, justapostos e cravados no solo e constituem uma solução para contenção vertical (PORTO, 2011).
Percolação se refere a transferência de água do solo (BICE, 2001) para o aqüífero mais profundo (reservatório de água subterrânea). Esta taxa de transferência é muito baixa quando existe pouca água no solo e aumenta para um valor máximo (igual a infiltração) quando o solo está saturado. A percolação, como a infiltração depende também da textura e da porosidade do solo.
A rede de fluxo é um procedimento gráfico que consiste, basicamente, em traçar na região em que ocorre o fluxo, dois conjuntos de curvas conhecidas como linhas de escoamento ou de fluxo, que são as trajetórias das partículas do líquido e por linhas equipotenciais ou linhas de igual carga total.
Este projeto de pesquisa tem como objetivos o estudo da percolação da água em meios porosos e saturados e a realização de experimentos que comprovem, por meio de seus dados, os valores teóricos obtidos método analíticos e/ou via Elementos Finitos. Dentre os experimentos a serem realizados, foi realizado o ensaio de granulometria, necessário para

Relacionados