Relatorio extração do alcool na gasolina

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
EXTRAÇÃO DO ÁLCOOL NA GASOLINA

AIMÊ LANDUCCI

RESUMO
Este artigo apresenta e explica de forma rápida e resumida o processo de extração do álcool na gasolina, seus termos, definições básicas e procedimentos.
Palavras-chave: Gasolina, álcool, extração.

ABSTRACT
This article presents and explains in a summarized and quick form the process of extraction of the alcohol in the gasoline,their terms, basic definitions and procedures.
Keywords: Gasoline, alcohol, extraction.

INTRODUÇÃO

O Brasil iniciou a adição de álcool à gasolina na década de 30 do século XX. Inicialmente a adição era de 5% (V/V) de álcool, o objetivo inicial desta adição era importar menos petróleo, já que o custo da importação era (e continua sendo) alto. Até o ano de 1975, o teor de álcool na gasolinaoscilou entre 5% e 10%. O que regulava o teor de álcool na gasolina era o preço do açúcar no mercado externo, assim sendo, quando o preço do açúcar estava em alta, diminuía-se o teor de álcool na gasolina para fabricar mais açúcar para exportação. Quando o preço do açúcar estava em baixa e havia pouca demanda pelo mesmo, fabricava-se mais álcool e aumentava-se o teor do mesmo na gasolina paradiminuir a necessidade e quantidade de importação de petróleo.
Já na década de 70 do século XX, foi criado o PROALCOOL e o Brasil investiu pesadamente no programa, até os anos 80 do mesmo século, tanto na fabricação de automóveis movidos a álcool quanto na produção do combustível etanol. Isto fez diminuir as despesas do país com a tão preocupante importação de petróleo.
Se avaliarmos desde a décadade 30 (quando começou a adição de álcool a gasolina) até os dias de hoje, percebemos que o teor do álcool da adição variou bastante, chegando a ser até de 26%. Seguindo o ritmo ditado pela produção de cana-de-açúcar, na safra havia aumento do teor de álcool na gasolina e, na entressafra, diminuição. Atualmente o teor de álcool na gasolina, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), é de 25%,porém com a demanda popular por um preço mais acessível da gasolina, estuda-se um aumento para 30%, defendido pelos proprietários de postos de abastecimento, mas retalhado pela ANP.
A extração vem no sentido de definir o teor de álcool na gasolina, a fim de verificar se está ou não dentro do padrão permitido e pré-estabelecido.

DESENVOLVIMENTO

Antes de debater a respeito de seu processo deextração, é preciso entender o que é a gasolina e o que é o álcool, sem esse entendimento prévio, seria inútil falar dos procedimentos técnicos.
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (composto químico constituído essencialmente por átomos de carbono e de hidrogênio) e, em quantidade reduzida por produtos oxigenados. Pode apresentar também em sua composiçãocompostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio. Sua faixa de destilação (modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas) da gasolina automotiva em específico varia de 40ºC a 175°C.
O álcool é uma classe de compostos orgânicos (substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogênio, e muitas vezes com oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, boro,halogênios e outros) que possui, na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas (grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos, formado por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio) ligados a carbonos saturados. Uma de suas variantes é o álcool etílico (ou etanol), que é obtido através da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído, que também é utilizado comocombustível.
Compreendendo ambos e suas definições básicas, faz-se necessário compreender então a relação existente entre ambos nos combustíveis automotivos comercializados no Brasil.
A legislação brasileira determina que certa quantidade de álcool anidro (caracterizado pelo teor alcoólico máximo de 99,3° (INPM), sendo composto apenas de etanol ou álcool etílico), variando entre 20 e 25% (como já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração do alcool presente na gasolina
  • Extração do alcool da gasolina
 e testes de polaridade
  • Relatório teor de álcool na gasolina
  • Relatório teor de alcool na gasolina
  • Teor de alcool na gasolina
  • RELATÓRIO: TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
  • Relatório
  • relatório de teor da gasolina no alcool

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!