Relatorio exatidão e precisão

Páginas: 6 (1322 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Universidade de São Paulo
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Engenharia de Biossistemas
ZAB 1007 - Química Geral


Relatório 01: Precisão e Exatidão




Docente: Professor Doutor Fernando Gustavo Tonin

Henrique Ribeiro Figueiredo, 8523982
Vitor Uema, 8600289
Guilherme Dória Netto, 8600309
Augusto César C. Zanovello, 8524044



Pirassununga
1ª semestre/2012Introdução

A aula prática de Química Geral foi referente ao reconhecimento das vidrarias do laboratório e a análise da exatidão e da precisão dos mesmos. A exatidão de uma medida está relacionada com a proximidade do valor experimental em relação ao valor teórico. A precisão refere-se ao grau de aproximação entre duas ou mais medidas de uma mesma grandeza.


Figura 1 – Diferenciaçãoesquemática de precisão e exatidão.





Objetivo
O objetivo geral do experimento foi de avaliar a precisão de cada material utilizado, reconhecer e aprender a manusear os materiais do laboratório e também verificar que qualquer interferência externa, por mínima que seja, pode alterar o resultado do experimento.
Testar nossos conhecimentos sobre medidas e variações volumétricas, e por meiodos cálculos e entender os conceitos de exatidão e precisão feitos de desvio padrão e coeficiente de variação.
Materiais
3 béqueres de vidro de 40mL;
1 proveta de 50mL;
1 pipeta volumétrica de 25mL;
1 pipeta graduada de 25mL;
1 pipeta Pasteur de plástico de 10mL;
1 pêra de borracha;
1 balança semianalítica;
1 termômetro;
1 Erlenmeyer de 100mL;
1 caneta para escrita em vidraçaria.Métodos
Primeiramente nós pesamos os três béqueres sem nenhum material no interior deles e colocamos água destilada em um erlenmeyer. Logo após fizemos as pesagens medindo o volume da água destilada com os seguintes matériais:
- Proveta de 50mL
Mediu-se a temperatura da água do erlenmeyer e colocou-se 25 mL da mesma na proveta com o auxílio da pipeta, emseguida pesou-se novamente. Com a diferença entre a massa final e a massa inicial, obteve-se a massa da água em gramas. Esse experimento foi realizado três vezes e assim observou-se a média, o desvio padrão (através da diferença entre a massa teórica e a experimental) e o coeficiente de variação das massas obtidas.
- Pipeta volumétrica de 25mL
Antes do início do procedimento com apipeta volumétrica, foi realizada uma limpeza e secagem dos béqueres. Novamente com o auxílio de uma pipeta volumétrica, foi colocado 25mL de água destilada nos três béqueres e realizado a pesagem. Com a diferença entre a massa final e a massa inicial, obteve-se a massa da água em gramas. Esse experimento foi realizado três vezes e assim observou-se a média, o desvio padrão (através da diferença entrea massa teórica e a experimental) e o coeficiente de variação das massas obtidas.
- Pipeta graduada de 25mL.
Novamente antes do início do procedimento, foram realizadas limpeza e secagem dos béqueres. Com o auxílio de uma pipeta graduada, foi colocado 25mL de água destilada nos três béqueres e realizado a pesagem. Com a diferença entre a massa final e a massa inicial, obteve-sea massa da água em gramas. Esse experimento foi realizado três vezes e assim observou-se a média, o desvio padrão (através da diferença entre a massa teórica e a experimental) e o coeficiente de variação das massas obtidas.
- Béquer de 50mL
Novamente antes do início do procedimento, foram realizadas limpeza e secagem dos béqueres. Foram transferidos 25mL de água destilada doerlenmeyer para o béquer vazio, com o auxílio do béquer foram transferidos esses 25mL de água para cada béquer vazio e realizado a pesagem dos três béqueres. Com a diferença entre a massa final e a massa inicial, obteve-se a massa da água em gramas. Esse experimento foi realizado três vezes e assim observou-se a média, o desvio padrão (através da diferença entre a massa teórica e a experimental) e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Química: Precisão e Exatidão
  • Exatidão e Precisão
  • Precisão Exatidão
  • Precisão e exatidão
  • Precisão e Exatidão
  • Precisão e Exatidão
  • Precisão e exatidão
  • exatidão e precisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!