Relatorio Estequiometria

Páginas: 2 (413 palavras) Publicado: 3 de maio de 2015
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Departamento de Química
Química Geral Experimental
Estequiometria


INTRODUÇÃO:
A estequiometria consiste em estudar e determinar as relaçõesquantitativas que participam de uma reação química, ou seja, permite determinar as proporções (quantidade de mols, átomos, moléculas, a massa e o volume – no caso de substâncias no estado gasoso) entre oselementos e substâncias que estão reagindo para obtenção dos produtos.
Os calculos estequiométricos são baseados em proporções já existentes entre as especíes e a equação química equilibrada mostra arelação quantitativa entre reagentes e produtos em uma reação química. .
A estequiometria é uma ferramenta essencial na química e está baseada nas leis ponderais, principalmente na lei da conservação damassa. De modo geral, numa reação química, a massa, os átomos e as cargas se conservam. Os coeficientes numéricos da equação balanceada se referem à proporção de mols envolvidos entre as espécies nareação. Conhecendo a relação molar e a massa molar das espécies, pode-se determinar a relação de massas.
Uma reação de precipitação produz um produto insolúvel, um precipitado. Os reagentes nestasreações são, normalmente, compostos iônicos solúveis em água. Quando estes reagentes se disolvem em água, eles dissociam dando origem aos cátions e ânions correspondentes, Se um dos cátions puder formarum postosto insolúvel com um dos ânions, uma reação de precipitação ocorrerá.
E para a determinação experimental das proporções estequiométricas a reação de precipitação foi de fundamentalimportância pois pode-se utilizar o método de medida da altura do precipitado formado para a determinação da proporção.
PROCEDIMENTOS:
Colocou-se em uma estante para tubos de ensaio 6 tubos de Nessler;Adicionou-se a cada um deles sucessivamente 11,0 mL , 10,0 mL, 8,0 mL, 6,0 mL, 4,0 mL e 2,0 mL de NaOH 0,5 mol L -1 ;
Adicionou-se, aos mesmos tubos, sucessivamente 1,0 mL, 2,0 mL, 4,0 mL, ,0 mL, 8,0 mL,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estequiometria relatorio
  • Relatório de Estequiometria
  • Relatorio Estequiometria
  • relatorio de estequiometria
  • Relatorio Estequiometria
  • Estequiometria Relatorio
  • relatorio estequiometria
  • Relatório estequiometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!