Relatorio Estágio Supervisionado II

Páginas: 4 (908 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
2. Fundamentação Teórica
2.1 O que é condicionamento Operante
O Condicionamento Operante refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforçodiferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade,se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura.
O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendema aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas.
2.2 Reforço Positivo e Reforço Negativo
Existem duas formas de reforçoque são: o positivo e o negativo. Ambos ensinam e reforçam um determinado comportamento. O indivíduo aprende qual o comportamento desejável para alcançar determinado objetivo. No reforço positivoquando o comportamento desejado é alcançado um elemento de recompensa é adicionado. Para exemplificar o reforço positivo consideremos um experimento onde um rato é privado de água Quando este puxadeterminada alavanca (comportamento desejado) é disponibilizado a água (elemento de recompensa). Com o passar do tempo o rato ao sentir sede irá puxar a alavanca para receber a água. Desta forma o indivíduoexposto ao reforço positivo aprende o comportamento adequado.
Já no reforço negativo um elemento aversivo ao indivíduo é retirado do ambiente como reforço para a continuação do comportamento. Comopor exemplo uma mãe que diz ao filho que ele não precisará lavar a louça enquanto estiver mantendo seu quarto limpo. Ela retira um elemento aversivo para o filho (Lavar a louça) para que ele continuecom o comportamento de manter o quarto limpo.

2.3 Reforçadores Naturais e Arbitrários
2.4 Punição Positiva e Punição Negativa

A punição destina-se a eliminar comportamentos inadequados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Estágio Supervisionado II
  • Relatório de estágio supervisionado ii
  • Relatório de Estágio Supervisionado II
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Relatório do estágio supervisionado ii
  • Relatório de estagio supervisionado ii
  • Relatório de estágio supervisionado ii
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!