Relatorio espectrofotometria

Páginas: 11 (2506 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
OBJETIVOS

- Desenvolver habilidades e competências referentes à espectrofotometria. Como objetivos específicos se destacam os seguintes pontos:
- Determinar a absortividade molar para o permanganato de potássio (KMnO4) e em seguida determinar a concentração de uma solução de concentração desconhecida;
- Aprender a usar as fórmulas dos quadrados mínimos e de desvio-padrão para resoluçãode problemas.

ABORDAGEM TEÓRICA

Espectrofotometria: A concentração de substâncias pode ser determinada medindo-se a luz absorvida por uma solução, através do método espectrofotométrico.
Se um raio de luz monocromática atravessar uma solução contendo uma substância capaz de absorver luz neste comprimento de onda (λ), uma parte desta luz incidente (Io) será absorvida e uma parte serátransmitida (I). Chamamos de transmitância (T) a razão entre a intensidade da luz transmitida (I) e a intensidade da luz incidente (Io).
[pic]
A transmitância de uma solução depende dos seguintes fatores:
- Natureza da substância

- Concentração

- Espessura da solução

A relação entre estes três fatores é descrita quantitativamente pela lei deBeer-Lambert, ou simplesmente lei de Beer, segundo a qual a transmitância de uma solução num determinado comprimento de onda é:
[pic]
Onde: ( é a absortividade molar e é expressa nas unidades mol-1cm-1;
c é a concentração da amostra expressa em mol/L
b é o caminho óptico e é geralmente expresso em cm.

Como a transmitância é uma função exponencial, aplicando-se o logaritmo temos:[pic]

Chamando-se (-log T) de absorbância (A) temos:

[pic]
Portanto, a lei de Beer estabelece que a absorbância de uma substância em solução é diretamente proporcional a sua concentração e a espessura que a luz atravessa.
A utilização da lei de Beer requer o estabelecimento do comprimento de onda à absorção máxima. Conhecendo-se este comprimento de onda, preparam-se soluções comconcentrações conhecidas e determina-se a absorbância neste comprimento de onda. Fazendo-se um gráfico da absorbância (Eixo Y) em função da concentração (Eixo X), obtém-se uma reta que é chamada de curva padrão, a qual poderá ser utilizada para determinar a concentração de soluções a partir dos valores da absorbância.
Como valores de ( para muitas substâncias são conhecidos, ou podem serfacilmente determinados (fazendo-se um espectro de absorção), e também porque a determinação de A é simples, este método é bastante utilizado para determinações de concentração.

Instrumentação: De maneira global, um espectrofotômetro tem três partes:
- Fonte de radiação: normalmente é uma lâmpada incandescente. Existe também um controle de intensidade da radiação, mas é fundamental um meiode controle do comprimento da onda (por exemplo, ¯filtros ou monocromatizadores como prismas ou grades de difração). No nosso aparelho, pode-se selecionar o comprimento de onda da luz incidente através de um controle manual.

- Amostra: deve estar contida em um recipiente apropriado do tipo tubos de ensaio ou cubetas. Como normalmente medidas comparativas são feitas (uma medida só comsolvente, outra com solvente e soluto), as cubetas vêm emparelhadas. As cubetas são fabricadas as mais iguais possíveis. Assim, no resultado ¯final, somente o soluto faz uma contribuição à absorção.

- Detector: é um elemento sensível à radiação e que pode nos dar uma medida da intensidade da mesma; varia desde foto-molécula até o próprio olho. Um indicador no aparelho converte o sinal doelemento em um número. Os instrumentos em geral dispõem de dois indicadores: um deles nos dá a transmitância e o outro dá a absorbância, evitando a necessidade de uma calculadora.



Esquema de um espectrofotômetro:



[pic]

































MATERIAIS E REAGENTES

|MATERIAIS |REAGENTES...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Espectrofotômetria
  • Relatório de Espectrofotometria
  • Relatório de espectrofotometria
  • Relatório de Espectrofotometria
  • Relatório de espectrofotometria
  • Relatório de espectrofotometria
  • Relatório de espectrofotometria
  • Espectrofotometria relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!