Relatorio Eletroscopio Fis Exp 3 Relatorio Ago2015

1510 palavras 7 páginas
1. INTRODUÇÃO
A eletrostática é a parte da física que estuda as propriedades e a ação mútua das cargas elétricas em repouso em relação a um sistema inercial de referência.
Ela baseia-se em dois princípios fundamentais: princípio da atração e repulsão, e princípio da conservação de cargas elétricas. O princípio da atração e repulsão é enunciado da seguinte forma: partículas eletrizadas com cargas de sinais iguais se repelem, enquanto as eletrizadas com cargas de sinais opostos se atraem.
Tanto um condutor como um isolante podem ser eletrizados. É importante observar, que no caso do material isolante, a carga elétrica em excesso permanece exclusivamente no local onde se deu o processo de eletrização. Em condutores eletrizados, as cargas elétricas distribuem-se na superfície externa. Podemos dizer, por enquanto, que isso ocorre devido à repulsão entre cargas elétricas de mesmo sinal, que buscam maior distanciamento entre si.

Conceitos fundamentais:

Partículas fundamentais do átomo:
Os átomos são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons e elétrons.
Qual o conceito de carga elétrica?
É uma propriedade de cada uma das partículas. Os prótons são partículas com cargas positivas, o elétron tem carga negativa e o nêutron tem carga neutra. Prótons e elétrons têm valores de carga absolutos iguais embora tenham sinais opostos.
Lei de Coulomb (lei das cargas):
F= k

Comparação entre eletrização por atrito e eletrização por indução:
A eletrização de um condutor neutro pode ocorrer por simples aproximação de outro corpo eletrizado, sem que haja o contato entre eles.

Parte 2 – A descarga em Gases sob pressão atmosférica
O eletrodo e cátodo e o eletrodo ânodo.
A cabeça esférica do gerador funcionará como um eletrodo denominado cátodo (eletrodo negativo), sua base inferior (sem ligação terra) é o eletrodo denominado ânodo (eletrodo positivo).
Existem casos em que o ânodo e o cátodo se encontram confinados (geralmente em tubo de vidro, denominado

Relacionados