Relatorio Eletronica Analogica - Multsim

1245 palavras 5 páginas
RESUMO A fim de examinar os princípios de retificação de meia onda, de utilização de filtros capacitivos e circuitos analógicos, foi realizado um experimento com circuitos retificadores na presença de diodo, resistor e capacitores. Com o auxilio de um osciloscópio, foi gerada uma onda senoidal de entrada, do diodo e de carga na ausência de um capacitor e apenas sobre o diodo para cada um dos quatro capacitores utilizados em sequência. Dessa forma, foram retiradas todas suas medidas de tensão – Vcc, Vripple, Vp e Vmin -, tanto na presença quanto na ausência dos capacitores. Foi possível também perceber o comportamento da onda no diodo após a retificação, em que foi convertida de corrente alternada para corrente contínua, e sua curta queda de tensão e maior linearidade da onda a medida que a capacitância aumentava – mostrando assim sua boa utilidade como filtro de onda. Além disso, com as medições do multímetro e osciloscópio, foi possível provar empiricamente as fórmulas utilizadas nos cálculos da física elétrica de análise de circuitos como a de Tensão no ripple e tensão média.

INDRODUÇÃO TEÓRICA

Com o intuito de análisar os circuitos retificadores de meia onda, este experimento fará uso de conhecimentos sobre circuitos elétricos, quanto a seu funcionamento e componentes, e dispositivos eletrônicos.
O elemento de maior importância na análise é o diodo semicondutor, cuja operação consiste em um comportamento como elemento isolante, quando não há alguma forma de energia submetida a ele a ponto de conseguir polariza-lo, e ,caso contrário, como um elemento condutor, que será alimentado por um potencial de formato de onda de senoide fornecido via um gerador de funções.
É importante, também, que a característica do capacitor de armazenar tensão em forma de campo elétrico seja conhecida, uma vez que é por conta deste fenômeno, em combinação com o uso do diodo, que será possível representar um circuito retificador de meia onda com filtro capacitivo e análisar

Relacionados

  • Relatório de Informática
    2889 palavras | 12 páginas