RELATORIO eletrofoorese

913 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO

A eletroforese em gel é uma técnica usada para separar moléculas com tamanhos e cargas diferentes. Ela é bastante útil quando queremos analisar o tamanho das moléculas obtidas ou checar o resultado de uma amplificação de DNA.
Basicamente consiste em aplicar um gel que servirá como matriz para separar diferentes moléculas através do seu peso molecular por meio da aplicação de um campo elétrico. Cada mistura de DNA ou proteínas é colocada em poços diferentes do gel, e o gel é então colocado em placas de vidros que contém soluções tampões onde é submetido à diferença de potencial. Moléculas de pequeno peso molecular irão migrar para o pólo oposto mais rapidamente que moléculas maiores. Pense no emaranhado de cordas em que os menores conseguem atingir o outro lado mais rapidamente, pois ficam menos retidos nos obstáculos formados à passagem.

A eletroforese de proteínas é de grande importância no diagnóstico diferencial de algumas enfermidades, na avaliação da gravidade de alterações clínicas hematológicas e no diagnóstico de processos inflamatórios, gamopatias e disproteinemias. É o teste mais utilizado para investigação de anormalidades protéicas presentes no sangue. Taxas elevadas de proteínas plasmáticas ocorrem em função da hemoconcentração ou do aumento da produção de globulinas, geralmente associado a processos inflamatórios. A hemoconcentração pode ser fisiológica, em casos de contração esplênica e policitemia vera.
A eletroforese em gel é um dos métodos mais utilizados para analisar misturas de proteínas ou outras macromoléculas. Os géis utilizados como suportes são de agarose e poliacrilamida, podem ser preparados com porosidade variável, propiciando separação das moléculas segundo o seu tamanho, alem da sua carga.
2. MATERIAIS

- pipeta de precisão
- bureta
- cubas de coloração
- béquer de 50 ml
- placa de petri
- pinça histológica
- cuba e fonte de eletroforese
- fita gel de agarose
- secador
- papel absorvente

2.1 Reagentes

- soro

Relacionados