RELATORIO-EFLUENTE DE LAVANDERIA INDUSTRIAL

453 palavras 2 páginas
Introdução

A lavagem de roupas é um importante setor de serviços da sociedade moderna, o que ocasionou o surgimento de várias lavanderias industriais, cuja principal função é prestar serviços a empresas, fábricas, hospitais e domicílios, terceirizando a lavagem de roupas e uniformes, deixando-os prontos para uso.
Os efluentes de lavanderias industriais contêm sujeiras removidas das roupas e substâncias químicas do processo de lavagem. Esses despejos são normalmente tratados por meio de tratamento físico-químico através da coagulação/floculação, sedimentação e filtração.
A experiência objetiva avaliar a influência de dois tipos usuais de coagulantes primários, sulfato de alumínio e cloreto férrico, empregados na coagulação da amostra disponibilizada de um efluente de lavanderia industrial, analisando a eficácia e o tempo de sedimentação das partículas contaminantes.

Método experimental
No presente trabalho foram utilizados reagentes como: sulfato de alumínio (Al2(SO4)3, cloreto férrico (FeCl3). E, para ajuste do pH foram empregados hidróxido de sódio (NaOH) e hidróxido de cálcio (Ca (OH)2.
Comparando-se vários testes onde a solução já estava com o pH equilibrado, variou-se a dosagem de coagulante chegando aos seguintes resultados representados nas tabelas que seguem sendo estes os mais satisfatórios para o tratamento.
Melhor resultado dos ensaios realizados com sulfato de alumínio.
Efluente
Hidróxido de cálcio mg/l pH de coagulação Coagulante ml/l Tempo minutos Volume do lodo ml³/l Remoção da cor
Aparente (%)
Teste
560
7,0 a 7,5
160
18
0, 140
89

Melhor resultado dos ensaios realizados com cloreto férrico.
Efluente
Hidróxido de cálcio mg/l pH de coagulação Coagulante ml/l Tempo minutos Volume do lodo ml³/l Remoção da cor
Aparente (%)
Teste
560
7,0 a 7,5
2,5
24
0, 149
76

Representação do volume de lodo em ml³/l gerado das analises satisfatórias entre sulfato de alumínio e cloreto férrico.

Relacionados