Relatorio do fime meu querido professor

416 palavras 2 páginas
Relatório do filme meu querido professor
O foco principal do filme é o desafio de ser professor educador, de ser significativo para seus alunos, de transformar a prática pedagógica em uma atitude prazerosa, de fazer educação em situações adversas, combatendo o tradicionalismo que em excesso não acrescenta em nada para a educação. Para isso o filme conta a história de um professor que teve como opção o magistério somente para compor seu currículo. Mas ao começar a trabalhar em uma escola tradicional, como professor de musica percebeu que a docência era muito mais do que uma ocupação. Ao chegar na escola, iniciou as aulas de maneira muito robótica e sem contato com os alunos. O seu modo de agir condizia com a forma que a escola atuava, já que se tratava de uma escola tradicional. Os alunos não tinham voz própria, eram apenas ouvintes e tinha que se adequar as normas da escola.Em sala de aula os alunos e professor não conseguiam entrar em sintonia, já que para os alunos era muito difícil aceitar o tipo de abordagem que o professor estava trabalhando, o seu método não era real com a vida,ao pensamento e ao gosto dos alunos da época.
Mas ,ao reavaliar seu modo de dar aula e seu rendimento diante da turma resolveu agir de forma diferente, passando a dar a voz aos alunos. . professor tomou outra postura, a de perguntar a seus alunos que tipo de música eles mais gostavam, ao que teve como resposta majoritária Rock end. Roll.
A partir dessa postura realmente educativa o desempenho de seus alunos melhorou, no entanto por não se tratar de uma escola democrática a preocupação dos dirigentes da instituição foi imediata de questionar o professor sobre a utilização do Rock end. Roll, ao que o professor defendeu com muita sabedoria alegando que para se chegar ao objetivo proposto o professor precisa fazer uso de ferramentas negadas pelos conservadores. A partir dessa reflexão sobre seu modo de atuar o professor mostrou-se mais sensível às

Relacionados

  • Portfólio Letras
    5493 palavras | 22 páginas