RELATORIO DETERMINAÇAO DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO

954 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO
A matéria orgânica do solo (MOS) é definida por Oades (1989) exclusivamente como resíduos de plantas e animais decompostos. Porém, a maioria dos métodos analíticos de determinação da MOS não distingue entre resíduos de plantas e animais decompostos ou não decompostos, que passem através da peneira de 2mm (Doran e Jones, 1996). Magdoff (1992), definiu MOS em sentido amplo, como organismos vivos, resíduos de plantas e animais pouco ou bem decompostos, que variam consideravelmente em estabilidade, susceptibilidade ou estágio de alteração.
A matéria orgânica produz muitos benefícios para o solo, melhorando suas propriedades químicas, físicas e biológicas. Apesar dos aspectos extremamente relevantes relacionados a sua dinâmica, pode-se dizer que no Brasil os estudos sobre o tema são incipientes. Isso se deve, em parte, a complexidade e dificuldade em estudar a matéria orgânica e suas macromoléculas constituintes, as substâncias húmicas (ácido húmico, ácido fúlvico e humina).
O método padrão de determinação da MOS utilizado no Brasil, e utilizado na aula prática, o Walkley-Black modificado (EMBRAPA, 1999), não apresenta 100% de correlação com o método do Analisador Elementar, considerado como padrão mundial de determinação da MOS (Swift,1996). Também possui problemas quanto a custos e tempos de execução.
Mesmo assim tal metodologia é a mais empregada para a determinação da matéria orgânica (MO) em solos1-2 ,sendo que tal processo baseia-se na oxidação da MO a CO2 e H2O por íons de dicromato em meio fortemente ácido (H2SO4):
2Cr2O7 2- + Corg + 16H+ g 4Cr3+ + 3CO2 + 8H2O
Nesta reação, considera-se o dicromato consumido equivalente ao carbono orgânico existente na amostra de solo, tendo o dicromato de potássio como padrão. O excesso de dicromato não consumido é titulado com solução padronizada de sulfato ferroso. Nestas titulações a indicação visual do ponto final é detectada precariamente empregando-se o indicador redox de difenilamina, juntamente

Relacionados