relatorio derminação de umidade

614 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO: A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar os seguintes itens:
Estocagem: alimentos com alta umidade estocados irão deteriorar mais rapidamente que os que possuem baixa umidade. Por exemplo, grãos com umidade excessiva estão sujeitos a rápida deterioração devido ao crescimento de fungos que desenvolvem toxinas como a aflatoxina.
Embalagem: alguns tipos de deterioração podem ocorrer em determinadas embalagens se o alimento apresentar umidade excessiva. Por exemplo, a velocidade de escurecimento em vegetais e frutas desidratadas ou a absorção de oxigênio (oxidação) em ovo em pó podem aumentar com o aumento da umidade, em embalagens permeáveis à luz e ao oxigênio.
Processamento: a quantidade de água é importante no processamento de vários produtos, como, por exemplo, a umidade do trigo na fabricação de pão e produtos de padaria. O conteúdo de umidade varia muito nos alimentos:

A porcentagem de umidade do alimento (U%) relaciona-se com a quantidade de água nele existente. É possível determinar a quantidade de água que foi removida ou adicionada a um produto quando se tem o conhecimento da sua umidade inicial e da nova umidade (final), após a modificação de seu estado. O teor de umidade corresponde à perda em peso sofrida pelo alimento quando aquecido em condições nas quais a água é removida. Na realidade, não é somente a água a ser removida, mas outras substâncias que se volatizam nessas condições. O resíduo obtido no aquecimento direto é chamado de resíduo seco.

MATERIAIS E MÉTODOS:
Balança analítica;
Béquer;
Biscoito Club Social;
Cadinho;
Estufa;
Gral e pistilo;
Pinça.
A metodologia utilizada foi a de secagem em estufa.
Para a realização desta aula prática, foi feito o seguinte passo a passo:
1- Secar os béqueres

Relacionados