Relatorio Densidade

Páginas: 4 (821 palavras) Publicado: 18 de maio de 2015
Relatório do Experimento 2

Data da realização: 24 de Fevereiro de 2015
Título: Densidade
Objetivo: Entender a diferença dos materiais, suas densidades, diferença de densidade relativa e densidadeespecífica.
Base Teórica: Densidade relativa: Densidade relativa é a razão entre a densidade (massa de uma unidade de volume) de uma substância e a densidade de um dado material de referência.Gravidade específica geralmente significa uma densidade relativa com respeito à água. O termo densidade relativa é muitas vezes preferido no uso científico moderno.
Se a densidade relativa de uma substância émenor do que 1 então ela é menos densa do que a referência, se for superior a 1 então ela é mais densa do que a referência. Se a densidade relativa é exatamente 1 então as densidades são iguais, istoé, volumes iguais das duas substâncias têm a mesma massa. Se o material de referência é a água, uma substância com uma densidade (ou gravidade específica) inferior a 1 vai flutuar. Por exemplo, umcubo de gelo, com uma densidade de cerca de 0,91, irá flutuar. Uma substância com uma densidade relativa maior que 1 afundará.

Densidade específica: Definimos a massa especifica dessa substânciaatravés da razão entre a massa (m) de uma porção compacta e homogênea dessa substância e o volume (V) ocupado por ela. Matematicamente expressamos a massa específica da seguinte forma:

Onde m é a massa daporção de substância e V é o volume ocupado por ela. No Sistema Internacional de Unidades a unidade de massa específica é kg/m3.
Lembre-se de que a massa específica de uma substância (μ) não énecessariamente igual à densidade de um corpo formado totalmente dessa substância. Elas são diferentes quando o corpo não é maciço: se o corpo possui em seu interior espaços vazios, ele ocupa um volume bemmaior do que ocuparia se fosse composto.

É importante ter clareza de que a massa específica é definida para uma substância e que a densidade é definida para um corpo.
Histórico do latão: O Latão é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio densidade
  • relatorio densidade
  • RELATORIO DENSIDADES
  • Relatorio Densidade
  • Relatório densidade
  • Relatorio de densidade
  • Relatorio densidade
  • relatorio densidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!