Relatorio de F sica Experimental Lei de Hooke e Associa o de Molas

1499 palavras 6 páginas
CENTRO DE CIÊNCIAS
Departamento de Física

Prática V: Lei de Hooke e Associação de Molas

Glauber Jean Alves Narciso

Fortaleza, 2012

Glauber Jean Alves Narciso

Relatório Científico apresentado como requisito pós aula de laboratório para obtenção da nota parcial da Disciplina de Física Fundamental I - parte prática, do curso de Licenciatura em Física, na Universidade Federal do Ceará. Profº. Dr. Eduardo Bedê.

Fortaleza, 2012

Sumário
Objetivo: 4
Material: 4
Introdução Teórica: 4
Questionário (Respostas) 13
Referência, Bibliografia e sites: 16

Objetivo:
Compreender conceitos relacionados à elasticidade dos materiais; Verificar experimentalmente a lei de Hooke em molas helicoidais. O alongamento de molas helicoidais e elásticas é obtido com a aplicação de uma força deformadora, utilizando massas aferidas.
Material:
1. Molas cilíndricas em espiral (molas helicoidais);
2. Massas aferidas;
3. Base com suporte;
4. Régua
5. Pino para carrinho com gancho; Calculadora Científica Casio fx – 82MS

Introdução Teórica:
Quando forças externas atuam em um corpo sólido, a deformação resultante do corpo depende tanto da extensão no material, da direção e o tipo de força aplicada. O material é chamado de elástico quando recupera a sua forma original, após a remoção da força externa aplicada sobre ele.

A mola helicoidal é um exemplo simples de um corpo material elástico, apresentando uma deformação Δl muito grande a partir de seu comprimento de equilíbrio l0, quando sujeita a uma força deformadora. A elongação (ou contração) Δl da mola apresenta uma dependência linear entre com a força aplicada. A força restauradora FR, exercida pela mola (que se opõe à força externa F) é proporcional à sua deformação linear Δl:
F k l R = − .Δ (1)

Esta relação é conhecida como a lei de Hooke, sendo a constante de proporcionalidade k chamada de constante elástica da mola, que é um parâmetro característico da mola

Relacionados

  • Livro ponto de mutação de fritijof capra
    166262 palavras | 666 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas