Relatorio de visita ao museu masp, pinacoteca, afro-brasil e artes sacras

1310 palavras 6 páginas
DENYLL JOSÉ GALDINO

FLÁVIA FELICIO BORGES

História da Arte – Visita aos museus
Prof. Ana Vasconcelos

SÃO PAULO
MARÇO/ 2014
Pinacoteca

A pinacoteca é um museu com ênfase na produção brasileira do século XIX. Foi fundada em 1905 pelo governo do estado de São Paulo e pertence à Secretária de Estado da Cultura sendo o museu mais antigo de São Paulo. O museu fica no antigo edifício Liceu de Artes e Ofícios, recebendo cerca de 30 exposições e aproximadamente 500 mil visitantes por ano contendo exposições temporárias e de longo prazo. 2
Obras
O que achamos mais interessante no dia da visita à pinacoteca foram as obras vivas com pessoas se mexendo, cantando e pulando. Isso tinha como objetivo despertar os sentidos de audição, tato e visão.
“Foi algo inovador, pelo menos pra mim. Tive até certa vergonha de olhar, pois é algo diferente. ’’ (Denyll Galdino)
Alem das artes vivas, a pinacoteca apresentava uma exposição que falava do Brasil-“Arte no Brasil”, onde mostrava quadros sobre a história do Brasil de diversos artistas como François Auguste Biard, que me chamou a atenção com um quadro em que a luz conseguia iluminar apenas um grupo de índios. Biard simbolizou o índio como feios e preguiçosos, e seus quadros representavam bem a cultura e o material indígena como os cocares e pulseiras.
Uma coisa interessante que achamos foi a homenagem à Dorina de Gouvêa Nowill-cega desde os 17 anos, foi a criadora 1946 da fundação para o livro do Cego no Brasil, que em 1991 passou a se chamar Fundação Dorina Nowill para cegos.
Na saída tinha um mural onde podíamos escrever algo para deixar ali, sobre o que achamos da pinacoteca ou alguma mensagem.

Museu de Artes Sacras de São Paulo
O Museu está instalado no mosteiro da luz desde 1970, um dos importantes monumentos de São Paulo do século XVIII, construído Pelo Beato Frei Antônio Santana Galvão em taipa de Pelão.
O acervo é possui por mais de 4000 obras que

Relacionados

  • 49 lingua museu
    16177 palavras | 65 páginas
  • São paulo
    17795 palavras | 72 páginas
  • Revista Patrimonio34
    190760 palavras | 764 páginas
  • Manual de Redação
    189683 palavras | 759 páginas