Relatorio de separaçao de misturas

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT
CURSO DE TECNOLOGO EM PETRÓLEO E GÁS











LABORATÓRIO

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO





PROFESSOR: Luiz Pereira da costa

TURMA: E01

COMPONENTES: Filipe de Oliveira Souza

Alysson Emmanuel Santos

João Henrique Teixeira

RenatoAraújo Andrade

Ilka Pricila Fontes








ARACAJU
2012
1 - INTRODUÇÃO

Os compostos e reações orgânicas são utilizados pelo homem há muito tempo. A queima da madeira (combustão orgânica) já era feita pelo homem pré-histórico. Antes de Cristo, a Humanidade já produzia bebidas alcoólicas, vinagre,corantes, etc. Os alquimistas do século XVI, procurado o“elixir da longa vida”,obtiveram muitos “extratos” vegetais. A partir dessa época, as técnicas de “extrair”,isto é, “retirar compostos já prontos” de vegetais e animais foram sendo aperfeiçoadas; por exemplo, do limão extraiu-se o ácido cítrico ; e assim por diante.Foi por esse motivo que Bergman, em 1777, definiu a QUÍMICA ORGÂNICA como sendo a química dos compostos existentes nos ORGANISMOSVIVOS,vegetais e animais, enquanto a QUÍMICA INORGÂNICA ou MINERAL seria a química dos compostos existentes no reino mineral. (FELTRE, Ricardo.Química: química orgânica)

Ao longo dos últimos séculos verificou-se um crescimento exponencial do número de compostos orgânicos conhecidos devido ao avanço científico e tecnológico. Para além dos compostos orgânicos naturais, presentes nas mais diversassituações do nosso quotidiano, a espécie humana conseguiu sintetizar um número muito grande de novos compostos orgânicos, sintetizados, que se tornaram responsáveis por modificações dos nossos hábitos de vida, e dos quais acabamos por nos tornar dependentes. Deste modo, a química orgânica está presente em todas as situações do quotidiano. A química orgânica está presente nas mais diversas áreasda Indústria, nomeadamente: Indústria Petroquímica; Indústria Farmacêutica; Indústria Têxtil; Indústria de Polímeros; Indústria Alimentar; Ambiente.( PERUZZO, F.M.Quimica na abordagem do cotidiano Volume 1)

Uma substância, um composto ou uma espécie química, em seu estado puro, de acordo com Lenzi (et. al, 2004), apresenta propriedades físicas, físico –químicas e químicas características.Entre estas propriedades, chamadas de constantes, estão o ponto de fusão, a densidade, o ponto de ebulição, o índice de refração, a absortividade molar etc. Aqui, a constante de interesse será o ponto de fusão.

O ponto de fusão de uma substância pura é a temperatura em que a fase sólida e a fase líquida coexistem, ou seja, entram em equilíbrio. Neste ponto, um acréscimo de energia (calor) éutilizado para romper a estrutura sólida, e a temperatura permanece constante, ou seja, não sobe até que a substância tenha se fundido completamente. Este acréscimo de energia sem que haja aumento de temperatura é chamado de calor latente de fusão, enquanto a energia utilizada pelo sistema para elevar a temperatura é chamada de calor sensível (LENZI et. al, 2004).

De acordo com Constantino (etal., 2004), um composto sólido de alto grau de pureza funde-se a uma temperatura bem definida, e apresenta um intervalo que não excede 0,5 – 1,0ºC. Porém, na prática, observa-se que a temperatura desde o início até o final da fusão pode estar num intervalo de variação de 1ºC a 2ºC sobre este valor (LENZI, et al., 2004).

A temperatura do ponto de fusão está associada ao tipo de ligaçãoexistente entre os átomos da substância. Geralmente, os compostos iônicos, por apresentarem ligações mais fortes, em que seus átomos permanecem unidos por atração de cargas elétricas opostas entre seus pólos, possuem temperatura de fusão elevada. Neste experimento, a substância utilizada para a determinação do ponto de fusão é a acetanilida, uma substância que apresenta ligações iônicas entre seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de separação de misturas
  • relatorio separação de misturas
  • Relatório
  • Relatório de quimica
  • Relatorio separação de misturas
  • relatório de química separação de misturas
  • Relatorio de Química
  • Relatório Separação de Misturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!