RELATORIO DE SARA E TAIN

Páginas: 31 (7632 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
1. INTRODUÇÃO

A hospitalização na maioria das vezes traz ao paciente sofrimento de ordem física e emocional, gerando desordem no seu psiquismo, o que pode influenciar negativamente nas condições psicossociais do paciente, aumentando sua morbidade e por conseqüência o grau de sofrimento.Do mesmo modo a família sofre por ver o paciente nestas condições e por ter que estar junto dele num ambienteestranho e estressante. Portanto a necessidade de adaptação ao meio hospitalar e de grande importância, e cabe ao profissional de enfermagem buscar melhorar o processo de adaptação utilizando sua atenção à cerca das possíveis alterações psicofisiologicas com a finalidade de tornar o ambiente mais terapêutico possível. Conhecer os horários de repouso, visitas, medicação, alimentação e a quemrecorrer quando necessário propiciar uma melhor adaptação dos familiares e do paciente ao ambiente hospitalar.
A colecistite ainda é uma das patologias mais freqüentes nas emergências em todo o mundo. A obstrução do ducto biliar por um cálculo, em 90% dos casos, resulta na inflamação aguda da vesícula. Surge uma cólica que logo se agrava para uma dor intensa no hipocôndrio direito, acompanhado pornáuseas, vômitos. Essa doença é mais prevalente em mulheres do que nos homens. O tratamento é feito através da mudança no habito alimentar, suporte e indicação cirúrgica ocorrem em grande número de pacientes com colelitíase após um quadro de colecistite.
Segundo Brunner&Suddarth (2012), o fígado é considerado a maior glândula do corpo, ele produz, altera, armazena e excreta um grande número desubstâncias envolvidas no metabolismo. O fígado recebe sangue rico em nutrientes vindo do trato gastrintestinal (GI) e, em seguida armazena ou transforma esses nutrientes em substancias químicas que serão usadas em outras partes do corpo com o intuito de suprir as necessidades metabólicas. O fígado é de fundamental importância no controle do metabolismo das proteínas e glicose. Produz e secreta a bile,que é essencial para que a gordura seja digerida e absorvida pelo trato GI. A bile é armazenada temporariamente na vesícula biliar, até que seja necessária pela digestão, além disso o fígado remove os produtos degradados do sangue e os secreta na bile.
A vesícula biliar é um órgão sacular, oco e em forma de pera, sua medida varia de 7,5 a 10 cm de comprimento e está localizada numa depressão rasana superfície inferior do fígado. Apresenta uma capacidade de armazena até 50 ml de bile. É composta de músculo liso e está anexada ao ducto colédoco pelo ducto cístico. Atua no armazenamento da bile. No processo de armazenamento uma grande parte da água á absorvida pela parede biliar tornando a bile muito concentrada. Quando o alimento atinge o duodeno, ocorre a contração da vesícula biliar e orelaxamento do esfíncter de Oddi. Com esse relaxamento possibilita a entrada da bile no intestino. A bile é constituída por água, cálcio, potássio, sódio, cloreto, bicabornato e também contém quantidades de colesterol, bilirrubina, lecitina, ácidos graxos e sais biliares. Os sais biliares junto como colesterol ajudam na emulsificação das gorduras na parte distal do íleo. Depois são reabsorvidos nosangue portal para retornar novamente ao fígado (BRUNNER & SUDDARTH, 2012).
Um dos componentes mais importantes da bile é a bilirrubina. Se o fluxo da bile for interrompido (por cálculos biliares), a bilirrubina não atinge o intestino resultando no aumento de bilirrubina no sangue. Isso provoca um aumento na excreção renal de urobilinogênio, que resulta da conversão da bilirrubina no intestinodelgado e em excreção diminuída nas fezes. Esses distúrbios provocam muitos sinais e sintomas (BRUNNER & SUDDARTH, 2012).
Segundo Brunner e Sunddart (2012), colecistite é definida como sendo a inflamação aguda da vesícula biliar, que ocasiona hipersensibilidade, dor e rigidez do quadrante superior direito do abdome, e que pode propagar-se para área estenal média ou para o ombro direito.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sara
  • Sara
  • Sara
  • sara
  • sara
  • sara
  • SARA
  • Sara

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!